[quote="TodayAdventure"]Bem 'falado' e sem desperdicar palavras.
Eu sabia perfeitamente que vinha a isto, mas ainda assim ha' uma diferenca entre o pensar como vai ser e estar por ca'. A questao e' que, por muitos cuidados que tenhamos, os acontecimentos ultrapassam-nos e saem fora do nosso controlo. O que podia ter sido uma viagem matinal, pela fresca (so' 45°), estendeu-se por muito mais horas, pelo periodo onde todos se abrigam em casa devido do calor. 3 ou 4 horinhas ao sol a 50° nao fazem grande mossa, mas o acumular de muitas e muitas horas complica tudo. A historia completa deste dia conto-a depois, mas deixem-me juntar mais uma coisinha ao dia de ontem.
Ha trocos de dezenas de kms onde se veem apenas rocha, pedras, areia, uma linha fina de asfalto, 'as vezes invadida de areia e.... pneus... muitos pneus rebentados de camiao e de automovel. Dois dos factores que atrasaram o nosso percurso de ontem foram rebentamentos de pneus. Primeiro, o rebentamento do pneu de um autocarro em sentido contrario ao nosso. Um dos jeeps que fazia a escolta ficou para tras para ajudar. E depois ele proprio rebentou um pneu. E' muitissimo frequente. Quando perdemos o jeep da cauda, o que ia na dianteira, teve que voltar para tras para o ajudar e deixou connosco um dos militares 'bem armado'. E ali ficamos uma hora sob o sol impiedoso, sem um arbusto para nos abrigarmos... Era um bom momento para sequestradores fazerem o seu trabalhinho.

Moderamos propositadamente a velocidade de circulacao a uns 80 km/h, para minimizar os riscos de um rebentamento, o que faz aumentar ainda mais o tempo de viagem.
Hoje andei a passear por Timimoun durante a manha. E' sexta e portanto foi dia de oracao. A partir do meio-dia as ruas estiveram completamente desertas. Mas este e' um oasis surpreendentemente movimentado e todo de cor ocre, avermelhado, a cor das areias por aqui. Ha' um circuito de uns 75 kms por um lago salgado nos arredores, que farei amanha.
O dia esteve muito farrusco. Ha' algum vento e muita areia no ar, que reduz drasticamente a visibilidade. O ceu esta' cinzento - muito frequente, dizem os locais. Mauzinho para o sight seeing aqui do turista. Espero ter mais sorte amanha.
Uma nota sobre as paparocas. A oferta de comidas na Argelia, pelo menos no Sul, sobretudo nesta epoca baixa, e' muito basica. Frango, batatas fritas, uma saladita, sopa harera (quando ha', deliciosa), umas coisinhas esquisitas que ainda tenho que provar e pouco mais. Fiquei tambem a saber que daqui a poucos dias acerta-me o Ramadao na cabecinha, ou melhor, no estomago. Este ano comeca no dia 11 de Agosto. Nao sei se sabem, mas o calendario islamico rege-se pela lua, e um ano arabe equivale a 12 meses lunares (o mes lunar tendo 28 dias, como sabem). Assim, um ano arabe tem uns 354 ou 355 dias, o que faz com que de ano para ano o Ramadao chegue cada vez mais cedo, segundo o nosso calendario. Vai ser lindo, atendendo a que se diz que ha' poucos paises arabes em que se leva o ramadao tao a serio como na Argelia. Mas este "levar a serio" aparente, publico, nas ruas, e' totalmente hipocrita, ja' que muita gente fecha os estabelecimentos, comercios e restaurantes e tira ferias, mas quebra o jejum, empanturrando-se em casa. E como ate' se esquecem que ha' turistas malucos no pais, sempre quero ver como vou encontrar comida, eh eh eh...
Ate' logo... ]
Zé Paulo,
Espero que estejas a registar toda a tua viagem ao detalhe, pois todas essas peripécias dão um livro de "aventuras motociclisticas" fantástico.
Abraço e boa viagem