Boa noite,
Hoje sai cedo para ir apanhar umas ondas... pensava eu. Numa estrada secundária a caminho de casa, invade a minha faixa de rodagem um carro em inversão de marcha, quase perfeitamente ortogonal à estrada. Travões a fundo, ABS em acção, choque. Ocorreu a velocidade relativamente baixa. A porta do carro ficou para dentro, a minha mota nem consegui avaliar porque magoei o joelho esquerdo (numa crash-bar?) e tentei q a mota não fosse mexida enquanto a polícia não chegava.
O que mais me chocou, mais que o choque... foi o cinismo e a falta de escrupulos do condutor e especialmente da pendura, a proprietaria do carro. Desde o primeiro segundo, ficaram mais preocupados com o carro do que com o meu estado de saúde. Inicialmente disseram que queriam uam declaração amigável. Fui eu que tive de ter a lucidez para pedir a colocação do triângulo para que a história não terminasse pior. Em determinada fase, comigo sentado no chão agarrado ao joelho, a sra pediu do alto da sua pedância que pusesse também um triângulo. Expliquei-lhe que a moto não tem esse acessório. Tive de chamar as autoridades e a ambulância (visto os polícias n me poderem levar ao hospital).
Durante o processo, apesar do carro permanecer a cruzar a minha faixa de rodagem com a mota lá espetada (tipo cruz), começaram a tentar passar a culpa para mim - Sem palavras.
Entretanto estou em casa sem nada partido, mas com um joelho que parece uma bola. (segundo o médico não dá para fazer ecografia nesta fase :S ???).
Em resumo, face ao que poderia ter acontecido, correu bem.
Isto foi a catarse

Agora a questão.
Mandei o pronto-socorro levar a mota para o meu concessionário BMW.
Temo que os peritos das seguradoras evitem a substituição de componentes que não estejam inequivocamente danificados. Numa mota a elevada velocidade, componentes fragilizados podem posteriormente originar desfechos dramáticos.
Como garantir que a mota fica mesmo boa?
Obrigado pela vossa atenção.