Data/Hora: quinta jun 19, 2025 10:40 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 68 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 17, 2010 6:11 am 
Desligado
Rookie

Registado: domingo ago 16, 2009 10:59 pm
TodayAdventure Escreveu:
Resta uma compensação, pelo "sofrimento" da carteira do cliente. O óleo semi-sintético, que consiste numa mistura (em determinadas percentagens, que variam de marca para marca) de óleo sintético e óleo mineral, tem a vantagem de resistir melhor à degradação das propriedades lubrificantes, que ocorre devido às altas temperaturas dos motores. Assim, permite, em teoria, pelo menos, aumentar um pouco os intervalos entre mudas de óleo.

Zé Paulo.

Olá Zé Paulo,

Por falares em degradação das propriedades do óleo, recordo uma altura em que faltavam +/- 2mil km pra revisão dos 30mil
e dirigi-me ao concessionário para comprar um litro de óleo para adicionar um pouco, o que me forneceram foi o 20W50 mineral,
surpreso:oh: questionei: então não há engano o óleo do motor é o 10W40?, responderam que o indicado era o 20W50 até porque o 10W40 depois de rolar +/- os km em causa as suas propriedades já estariam semelhantes ao 20W50 novo!!!! e que não tinha mal nenhum adicionar um óleo diferente.
Um pouco intrigado com a explicação "meti a viola ao saco" e lá adicionei o 20W50 ao 10W40 e nunca tive nenhum problema, mas tb fiquei a pensar nesta coisa dos óleos vale tudo:idea:
cump.

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 17, 2010 9:38 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
peras pereira Escreveu:
Olá Zé Paulo,

Por falares em degradação das propriedades do óleo, recordo uma altura em que faltavam +/- 2mil km pra revisão dos 30mil
e dirigi-me ao concessionário para comprar um litro de óleo para adicionar um pouco, o que me forneceram foi o 20W50 mineral,
surpreso:oh: questionei: então não há engano o óleo do motor é o 10W40?, responderam que o indicado era o 20W50 até porque o 10W40 depois de rolar +/- os km em causa as suas propriedades já estariam semelhantes ao 20W50 novo!!!! e que não tinha mal nenhum adicionar um óleo diferente.

São ambos argumentos que fazem sentido, do ponto de vista técnico.

1) Efectivamente não tem mal algum adicionar um óleo diferente. Não sendo o óleo semi-sintético mais do que uma mistura, em determinadas percentagens, de óleo mineral e de óleo sintético (sendo este último mais caro de produzir, por isso o preço aumenta para o comprador), ao adicionares óleo mineral 20W50 ao semi-sintético que já lá está, na prática estás a diminuir (diluir) um pouco mais a percentagem de sintético.

2) É verdade que qualquer óleo sujeito, durante muitos quilómetros, às altas temperaturas de funcionamento dos motores se degrada. Isto é perde, aos poucos, as propriedades lubrificantes. Por isso há necessidades de o mudar regularmente. Os óleos que mais resistem a esta degradação são os sintéticos puros. Por isso são bem mais caros, mas em geral os intervalos de muda podem ser mais espaçados. Uma solução de compromisso são os semi-sintéticos (a tal mistura de sintético e mineral). Permitem fazer durar mais tempo a boa lubrificação, sem encarecer excessivamente o preço. Por isso tem alguma lógica que te digam que as propriedades lubrificantes de um semi-sintético já com alguns quilómetros são algo semelhantes aos de um mineral novo.

A verdade verdadinha é que, recomendando uma marca, um óleo mineral para os seus motores, é perfeitamente seguro, adequado e suficiente, em termos de vida e saúde do motor, usar esse óleo, que é o mais económico, desde que se cumpra com rigor os intervalos de muda. Tudo o que se usar e que seja mais caro / sofisticado é na verdade, puro negócio. Assim, nos óleos (como em tantas outras coisas), o que anda por aí é um gigantesco negócio, pago pelas carteiras de cada cliente, com os argumentos técnicos sempre a reboque de argumentos comerciais!

No caso do episódio que relatas, a minha aposta (mas é apenas uma conjectura minha!) é para a seguinte situação. O 10W40 que têm, é óleo de bidon e não fazem stock de garrafinhas de litro dele. Quando lá vais pedir uma litrada, dão-te o único que têm em stock nessa quantidade, o mineral. Se tivessem 10W40 vendiam-to, pois deverão ganhar mais nele. E o argumento técnico para te venderem um ou outro é adaptado às circunstâncias!... A boa notícia para a tua BMW é que são ambos excelentes óleos; contudo num caso a notícia para a tua carteira não é tão boa. ;)

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 17, 2010 10:55 am 
Desligado
Veterano

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
De salientar que o óleo comprado em bidon desce significativamente o preço para o engarrafado em 1 lt :huh:
Ainda em relação ao desgaste do óleo é aconselhado mudar o óleo mineral de 5.000 em 5.000 kms já que, como o Zé Paulo comentou, o óleo perde as suas características de viscosidade e este não está "protegido" pelas evoluções científicas, vulgo sintético.
A guerra dos preços dos óleos é tremenda, as margens de lucros são brutais e nós a pagar. Por exemplo, verifiquem quanto pagam num concessionário por 1 lt de 20w50 e comparem com o preço num supermercado Modelo, 6,99€ :blink:
E não venham com a história, como já me disseram, que o óleo que é engarrafado para os concessionários é diferente :lol: :lol:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 17, 2010 12:54 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sábado mai 03, 2008 3:55 pm
Exactamente, na S-Drive o óleo utilizado por eles é o Galp Moto Action MS 4T - 15w40.

Ficha do produto: http://www.galpenergia.com/PT/ProdutosServicos/Produtos/Lubrificantes/Catalogo/Paginas/Home.aspx?groupID=1&subGroupID=3

A minha dúvida é a seguinte; será este óleo semi-sintético como o Castrol GPS que anteriormente utilizavam ou será mesmo sintético.

Esta dúvida deve-se ao facto de ter um vizinho meu, grande aficionado das motas BMW (actualmente é a 5º Bmw que tem) de me ter dito que os óleos sintéticos são demasiados finos para os motores Boxers, pelo que o óleo indicado será os semi-sintéticos.

Conseguem elucidar-me?

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 17, 2010 1:18 pm 
Desligado
Veterano

Leao_Silveira Escreveu:
Conseguem elucidar-me?

Não :confundido:

Até há 1/2 anos os manuais do condutor mencionavam a utilização de óleo exclusivamente mineral. No manual de 2010 mencionam a utilização de óleo semi sintético e mesmo sintético :huh: :huh: :huh:
Terá a ver com a DOHC, talvez. Uma coisa é certa na R de 2008 usei 20W50 e nunca notei nada anormal, na RT de 2010 noto batida das válvulas com o mesmo 20W50 a frio.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 17, 2010 2:10 pm 
Desligado
Experiente

[quote="Leao_Silveira"]
A minha dúvida é a seguinte]

Este é mais um "pequeno" truque de marketing. Quando um fabricante de óleo diz que o óleo é "sintético", isso quer dizer que é uma mistura de sintético e mineral (ou seja, o normalmente se chama semi-sintético). No caso dos óleos 100% sintéticos (ou seja sem qualquer percentagem de óleo mineral na composição), aparece sempre a denominação "100% sintético" (fully synthetic). O preço é sempre bastante mais elevado.

O Galp Moto Action MS 4T - 15w40 é "sintético", ou seja, "desmarketizando" estas coisas :lol: , na realidade um semi-sintético. Na mesma página dos produtos da Galp, o óleo imediatamente antes deste, é o verdadeiro 100% sintético (e isso está bem explícito na descrição). É o GALP MOTO ACTION S 4T com a graduação 10W40.

Já agora... tenho quase a certeza absoluta que os óleos vendidos no Continente/Modelo são óleos GALP (atendendo às parcerias que têm). Portanto se "gostam" de óleos GALP, aviarem-se no hiper é uma boa maneira de poupar uns cobres, mantendo a qualidade. :smile:

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 17, 2010 3:35 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sexta ago 07, 2009 6:44 pm
TodayAdventure Escreveu:
Este é mais um "pequeno" truque de marketing. Quando um fabricante de óleo diz que o óleo é "sintético", isso quer dizer que é uma mistura de sintético e mineral (ou seja, o normalmente se chama semi-sintético). No caso dos óleos 100% sintéticos (ou seja sem qualquer percentagem de óleo mineral na composição), aparece sempre a denominação "100% sintético" (fully synthetic). O preço é sempre bastante mais elevado.

O Galp Moto Action MS 4T - 15w40 é "sintético", ou seja, "desmarketizando" estas coisas :lol: , na realidade um semi-sintético. Na mesma página dos produtos da Galp, o óleo imediatamente antes deste, é o verdadeiro 100% sintético (e isso está bem explícito na descrição). É o GALP MOTO ACTION S 4T com a graduação 10W40.

Já agora... tenho quase a certeza absoluta que os óleos vendidos no Continente/Modelo são óleos GALP (atendendo às parcerias que têm). Portanto se "gostam" de óleos GALP, aviarem-se no hiper é uma boa maneira de poupar uns cobres, mantendo a qualidade. :smile:

Zé Paulo.

Zé Paulo,
Estou de acordo com o conteúdo. Não podia estar mais em desacordo com a forma. Desculpa lá, mas... Marketing não é "ludibriar o cliente" tal como a astronomia não é estudada por aqueles que andam com a "cabeça na lua". :lol:

=Atenção que não há aqui nenhuma intenção de ferir susceptibilidades= :fixe:

Publicidade e propaganda, são ferramentas de Marketing e... a publicidade enganosa, não tem lugar em nenhuma actividade séria.

Citando Phip Kotler:
"O marketing procura o equilíbrio entre a oferta e a demanda.
2. Marketing não é a arte de descobrir maneiras inteligentes de descartar-se do que foi produzido. Marketing é a arte de criar valor genuíno para os clientes. É a arte de ajudar os clientes a tornarem-se ainda melhores.
3. Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente."

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 17, 2010 5:38 pm 
Desligado
Veterano

TodayAdventure Escreveu:
Zé Paulo.

Castrol no Modelo

Entretanto o mesmo óleo na Norauto custa 10,90€

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 17, 2010 5:40 pm 
Desligado
Veterano

Entretanto e para dúvidas sobre as temperaturas climatéricas/graduação viscosidade

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 17, 2010 6:41 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta mai 12, 2010 5:18 pm
LRocha Escreveu:
Não :confundido:

Até há 1/2 anos os manuais do condutor mencionavam a utilização de óleo exclusivamente mineral. No manual de 2010 mencionam a utilização de óleo semi sintético e mesmo sintético :huh: :huh: :huh:
Terá a ver com a DOHC, talvez. Uma coisa é certa na R de 2008 usei 20W50 e nunca notei nada anormal, na RT de 2010 noto batida das válvulas com o mesmo 20W50 a frio.

O tipo de óleo (mineral, semi-sintético ou sintético) que se pode colocar tem pouco a ver com o motor.
Normalmente este tipo de necessidades vem da caixa de velocidades que partilha o óleo com o motor e com os intervalos entre as revisões, por causa da degradação.

Os oleos minerais e semi sintéticos tornam a caixa mais macia os óleos sintéticos tornam a caixa mais áspera.

Na minha GT, o concessionário onde vou costuma colocar Castrol semi-sintético, e nunca tive problema com ele.

Na FJR já não é a mesma coisa, um óleo menos bom, quando fica degradado, torna a caixa muito áspera. Este era o caso do Repsol que até à 1 ano atrás era recomendado pela Yamaha, pelo que passei a colocar Shell que era um pouco melhor.

O óleo 100% sintético só se justifica se pretendemos fazer mais Km's do que o recomendado entre revisões.

Cumprimentos,

João Almeida

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 17, 2010 7:26 pm 
Desligado
Experiente

LRocha Escreveu:
Castrol no Modelo

Eu refiro-me a este, semi-sintético, marca da casa, que estou convencido ser um GALP e que tenho usado na minha 3 e meio.

http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?ProductID=2894694&CategoyPath=6

Na Africa Twin e na anterior Transalp (e na Today :lol: ) uso óleo mineral exclusivamente. São motos com refrigeração líquida onde a temperatura do motor é relativamente controlada, sobretudo para os meus andamentos calmos. Mineral é o recomendado e largamente suficiente.

A minha outra moto tem refrigeração apenas a ar o que a torna mais "delicada". A temperatura do motor pode subir mais, sobretudo quando fora de estrada. É por isso que neste motor uso semi-sintético (a conselho do meu mecânico) que resiste melhor à degradação por altas temperaturas.

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta nov 18, 2010 11:20 am 
Desligado
Rookie

Registado: sexta ago 07, 2009 6:44 pm
"Vendo" pelo preço da "Compra", esperando que seja útil:

Óleo sintético O óleo sintético resulta de uma modificação em laboratório da estrutura molecular do óleo de base, ideal para as utilizações mais exigentes, é o óleo mais fluído a frio.
Permite fazer intervalos mais espaçados entre as mudanças de óleo ao mesmo tempo que reduz os consumos de combustível.
Vida útil maior porque oferece alta estabilidade térmica e proteção contra oxidação.
Excelente capacidade de manter a viscosidade em faixas mais amplas de temperatura.
Consumo menor de óleo, porque oferece maior controle de volatilidade

Os óleos sintéticos são melhores? Sim. Os óleos sintéticos estão especialmente concebidos para responder às exigências dos motores mais potentes ou para serem utilizados a temperaturas extremas e em condições de trabalho muito exigentes.

Porque é que é melhor um óleo com bases sintéticas que um óleo mineral? Por uma maior duração da película de óleo sobre as peças em movimento:
Protecção superior (em particular contra o desgaste imediato provocado no arranque).
Por uma menor volatilidade: baixa o consumo de óleo.
Por uma óptima resposta térmica natural: redução da formação de depósitos e resíduos carbonosos.
Por um poder detergente e dispersante natural: melhor protecção do motor.
fonte:cepsa
Qual a diferença entre o óleo mineral, semi-sintético e sintético? Eles podem ser misturados? O lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos. Sua função no motor é lubrificar, evitar o contato entre as superfícies metálicas e refrigerar, independentemente de ser mineral ou sintético.
A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos.
Os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos.
Os óleos sintéticos são obtidos por reação química, havendo assim maior controle em sua fabricação, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeia molecular, com diferenças características físico-químicas e por isso são produtos mais puros.
Os óleos semi-sintéticos ou de base sintética, empregam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a otimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo muito elevado.
Não é recomendado misturar óleos minerais com sintéticos, principalmente de empresas diferentes. Seus óleos básicos apresentam naturezas químicas diferentes e a mistura pode comprometer o desempenho de sua aditivação, podendo gerar depósitos.
Além disso, não é economicamente vantajoso, já que o óleo sintético é muito mais caro que o mineral e a mistura dos dois equivale praticamente ao óleo mineral, sendo, portanto, um desperdício.
Uma dica interessante se refere à troca de óleo mineral por sintético.
É importante trocar o filtro de óleo junto com a primeira carga de sintético e trocar esta carga no período normal de troca do veículo em função da sua utilização.

Posso aumentar o período de troca quando uso óleos sintéticos? Embora os lubrificantes sintéticos possuam características de qualidade superiores, a maioria dos fabricantes de veículos ainda não diferencia os períodos de troca, caso se utilize óleos sintéticos ou minerais.
Recomendamos seguir a indicação do Manual do Proprietário para intervalo de troca.
fonte:Texaco
Devo adicionar algum aditivo ao óleo para melhorar o desempenho do meu motor? Não há necessidade de adicionar aditivos complementares ao óleo.
Os lubrificantes recomendados já possuem todos os aditivos necessários para atenderem perfeitamente ao nível de qualidade exigido.
Posso misturar produtos de marcas diferentes? A princípio, os óleos automotivos existentes no mercado são compatíveis entre si, não apresentando problemas quanto a misturas, desde que se tome cuidado de misturar produtos de mesmo nível de desempenho API e de mesma faixa de viscosidade SAE.
No entanto, a melhor alternativa ainda é evitar estas misturas, sempre que possível, de forma a permitir o melhor desempenho do óleo utilizado.
Qual a diferença entre "serviço severo" e "serviço leve" que são termos usados pelos fabricantes de veículos quando falam em intervalos de troca de óleo? Serviço severo é típico para os carros que andam nos centros urbanos, com o anda e pára do tráfego e por pequenas distâncias, de até 6 km, ou em estradas poeirentas.
Serviço leve é aquele em que os carros trafegam por percursos longos e velocidades quase constantes em rodovias pavimentadas, como no caso de viagens.
fonte: Petrobras
Existe óleo para 5.000, 10.000, 15.000 e 20.000 km? Não. Não é o óleo que determina o período de troca, mas sim, o fabricante do veículo.
No manual do proprietário, o fabricante do veículo recomenda a especificação do óleo que atende àquele motor e qual o período de troca.
Esta recomendação considera vários fatores, tais como modelo e ano de fabricação do veículo e tipo de serviço a que o veículo é submetido (leve, moderado ou severo).
fonte:Texaco

Assunto da Mensagem: obrigado
MensagemEnviado: quinta nov 18, 2010 2:48 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda ago 17, 2009 8:13 pm
Boas,
É por causa disto (não exclusivamente) que eu adoro este forum.

Bem haja.

Boas curvas e sempre em cima.

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta nov 18, 2010 3:15 pm 
Desligado
Veterano

Para esclarecimentos de eventuais dúvidas.
E definitivamente percebe-se que a BMW alterou o aconselhamento do óleo mineral para os boxers para óleo sintético (fully synthetic) passando o mineral para apenas protecção de confiança.

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta nov 18, 2010 4:18 pm 
Desligado
Experiente

LRocha Escreveu:
Para esclarecimentos de eventuais dúvidas.
E definitivamente percebe-se que a BMW alterou o aconselhamento do óleo mineral para os boxers para óleo sintético (fully synthetic) passando o mineral para apenas protecção de confiança.

Interessante. Esta informação é da Castrol/BMW inglesa. A denominação "protecção de confiança" é muito curiosa. :lol: Eu não lhe colocaria um "apenas" antes, já que se é de confiança, é bom.

Creio que cá em Portugal o que de momento é corrente, é "recomendar" para os Boxers, o sintético, nome de marketing para o óleo semi-sintético, mas não deve demorar muito a que se recomende e use o 100% sintético. :smile:

Ou seja, com o mineral temos todos uma "protecção de confiança" assegurada, mas nós gostamos que compre um produto mais caro, mais sofisticado e não essencial e por isso recomendamos o 100% sintético. ]
Esta dúvida deve-se ao facto de ter um vizinho meu, grande aficionado das motas BMW (actualmente é a 5º Bmw que tem) de me ter dito que os óleos sintéticos são demasiados finos para os motores Boxers, pelo que o óleo indicado será os semi-sintéticos.
[/quote]

Aparentemente isto não é bem assim... ;)

Zé Paulo.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 68 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal