peras pereira Escreveu:
Olá Zé Paulo,
Por falares em degradação das propriedades do óleo, recordo uma altura em que faltavam +/- 2mil km pra revisão dos 30mil
e dirigi-me ao concessionário para comprar um litro de óleo para adicionar um pouco, o que me forneceram foi o 20W50 mineral,
surpreso:oh: questionei: então não há engano o óleo do motor é o 10W40?, responderam que o indicado era o 20W50 até porque o 10W40 depois de rolar +/- os km em causa as suas propriedades já estariam semelhantes ao 20W50 novo!!!! e que não tinha mal nenhum adicionar um óleo diferente.
São ambos argumentos que fazem sentido, do ponto de vista técnico.
1) Efectivamente não tem mal algum adicionar um óleo diferente. Não sendo o óleo semi-sintético mais do que uma mistura, em determinadas percentagens, de óleo mineral e de óleo sintético (sendo este último mais caro de produzir, por isso o preço aumenta para o comprador), ao adicionares óleo mineral 20W50 ao semi-sintético que já lá está, na prática estás a diminuir (diluir) um pouco mais a percentagem de sintético.
2) É verdade que qualquer óleo sujeito, durante muitos quilómetros, às altas temperaturas de funcionamento dos motores se degrada. Isto é perde, aos poucos, as propriedades lubrificantes. Por isso há necessidades de o mudar regularmente. Os óleos que mais resistem a esta degradação são os sintéticos puros. Por isso são bem mais caros, mas em geral os intervalos de muda podem ser mais espaçados. Uma solução de compromisso são os semi-sintéticos (a tal mistura de sintético e mineral). Permitem fazer durar mais tempo a boa lubrificação, sem encarecer excessivamente o preço. Por isso tem alguma lógica que te digam que as propriedades lubrificantes de um semi-sintético já com alguns quilómetros são algo semelhantes aos de um mineral novo.
A verdade verdadinha é que, recomendando uma marca, um óleo mineral para os seus motores, é perfeitamente seguro, adequado e suficiente, em termos de vida e saúde do motor, usar esse óleo, que é o mais económico, desde que se cumpra com rigor os intervalos de muda. Tudo o que se usar e que seja mais caro / sofisticado é na verdade, puro negócio. Assim, nos óleos (como em tantas outras coisas), o que anda por aí é um gigantesco negócio, pago pelas carteiras de cada cliente, com os argumentos técnicos sempre a reboque de argumentos comerciais!
No caso do episódio que relatas, a minha aposta (mas é apenas uma conjectura minha!) é para a seguinte situação. O 10W40 que têm, é óleo de bidon e não fazem stock de garrafinhas de litro dele. Quando lá vais pedir uma litrada, dão-te o único que têm em stock nessa quantidade, o mineral. Se tivessem 10W40 vendiam-to, pois deverão ganhar mais nele. E o argumento técnico para te venderem um ou outro é adaptado às circunstâncias!... A boa notícia para a tua BMW é que são ambos excelentes óleos; contudo num caso a notícia para a tua carteira não é tão boa.

Zé Paulo.