LRocha Escreveu:
Os concessionários não especificam sintético ou semi sintético, colocam óleo 10W40, que por acaso é semi sintético, porque dizem que dá para todo o ano. No entanto em zonas com grandes oscilações de temperatura, como é o caso de Lisboa entre 7/8º de Inverno e 40º no Verão é aconselhado o 10W50 (sintético) como sendo um óleo para todo o ano. Se bem que analisando as propriedades de um semi sintético e um sintético parece-me que os sintético é significativamente melhor e assegura melhores condições de funcionamento do motor
O (100%) sintético é o melhor óleo que existe, por ser o que resiste melhor à degradação com as altas temperaturas presentes num motor, disso não há dúvidas. Mas a questão mais importante para a maior parte dos consumidores, é saber qual é relação custo/benefício e que diferença faz na longevidade do motor, usar um simples óleo mineral ou usar o sintético, com diferenças enormes no preço. A minha sensação é que o ganho de protecção que se tem a um custo muito superior é muito pequeno e francamente exagerado pelo marketing, por motivos óbvios.
LRocha Escreveu:
Entretanto há a considerar a utilização, conforme post do PedroSL, e que pode ser classificada como serviço severo ou serviço leve.
Claro. Se fizesse corridas, em que o motor é esforçado durante bastante tempo, ou fizesse percursos urbanos constantemente, não hesitaria em usar o melhor óleo que pudesse ter. Mas a maior parte de nós dá um uso ao motor muito diferente deste.
Por ter em conta estas diferenças é que uso mineral nas motos refrigeradas a água e um semi-sintético na moto refrigerada a ar, que anda com frequência no campo, a baixas velocidades.
Zé Paulo.