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MensagemEnviado: quinta nov 18, 2010 4:46 pm 
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A referência "apenas" foi porque há 1/2 anos era a graduação de viscosidade recomendada.

Os concessionários não especificam sintético ou semi sintético, colocam óleo 10W40, que por acaso é semi sintético, porque dizem que dá para todo o ano. No entanto em zonas com grandes oscilações de temperatura, como é o caso de Lisboa entre 7/8º de Inverno e 40º no Verão é aconselhado o 10W50 (sintético) como sendo um óleo para todo o ano. Se bem que analisando as propriedades de um semi sintético e um sintético parece-me que os sintético é significativamente melhor e assegura melhores condições de funcionamento do motor :huh:

Entretanto há a considerar a utilização, conforme post do PedroSL, e que pode ser classificada como serviço severo ou serviço leve.

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MensagemEnviado: quinta nov 18, 2010 4:55 pm 
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E mais uma ajuda: http://www.motorcycleinfo.co.uk/index.cfm?fa=contentGeneric.obxaszqugbllbuna&pageId=99039

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MensagemEnviado: quinta nov 18, 2010 5:11 pm 
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LRocha Escreveu:
Os concessionários não especificam sintético ou semi sintético, colocam óleo 10W40, que por acaso é semi sintético, porque dizem que dá para todo o ano. No entanto em zonas com grandes oscilações de temperatura, como é o caso de Lisboa entre 7/8º de Inverno e 40º no Verão é aconselhado o 10W50 (sintético) como sendo um óleo para todo o ano. Se bem que analisando as propriedades de um semi sintético e um sintético parece-me que os sintético é significativamente melhor e assegura melhores condições de funcionamento do motor :huh:


O (100%) sintético é o melhor óleo que existe, por ser o que resiste melhor à degradação com as altas temperaturas presentes num motor, disso não há dúvidas. Mas a questão mais importante para a maior parte dos consumidores, é saber qual é relação custo/benefício e que diferença faz na longevidade do motor, usar um simples óleo mineral ou usar o sintético, com diferenças enormes no preço. A minha sensação é que o ganho de protecção que se tem a um custo muito superior é muito pequeno e francamente exagerado pelo marketing, por motivos óbvios.

LRocha Escreveu:
Entretanto há a considerar a utilização, conforme post do PedroSL, e que pode ser classificada como serviço severo ou serviço leve.


Claro. Se fizesse corridas, em que o motor é esforçado durante bastante tempo, ou fizesse percursos urbanos constantemente, não hesitaria em usar o melhor óleo que pudesse ter. Mas a maior parte de nós dá um uso ao motor muito diferente deste.

Por ter em conta estas diferenças é que uso mineral nas motos refrigeradas a água e um semi-sintético na moto refrigerada a ar, que anda com frequência no campo, a baixas velocidades.

Zé Paulo.

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MensagemEnviado: quinta nov 18, 2010 6:18 pm 
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UPS então eu tenho que usar o fully synthetic, pois quase não saio da cidade...

Alguma recomendação baratucha?????

Gracias

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MensagemEnviado: quinta nov 18, 2010 6:26 pm 
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antonio lopes Escreveu:
UPS então eu tenho que usar o fully synthetic, pois quase não saio da cidade...

Alguma recomendação baratucha?????

Gracias


Bom, eu não levaria necessariamente as recomendações à letra. E a GS tem radiador de óleo... Um semi-sintético parece-me um compromisso a considerar para o teu caso.

Recomendação económica (não há baratuchos nos óleos 100% sintéticos :lingua: ):
http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?ProductID=2894697&CategoyPath=6

Zé Paulo.

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MensagemEnviado: quinta nov 18, 2010 6:29 pm 
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antonio lopes Escreveu:
Alguma recomendação baratucha?????Gracias


Não comprar o óleo nos concessionários. Estaremos a falar, talvez de 35/40% de poupança :huh:

E estes já se compram em garrafões de 4 lt, o que também baixa o preço por lt.

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MensagemEnviado: quinta nov 18, 2010 6:43 pm 
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LRocha Escreveu:
Não comprar o óleo nos concessionários. Estaremos a falar, talvez de 35/40% de poupança :huh:


Verdade! :smile: Mas não esquecer que é preciso comprar também o filtro (de óleo) e mentalizar-se para sujar as mãos. :lingua: (não estão a pensar chegar ao concessionário com o garrafão para a muda, pois não? :lol: )

LRocha Escreveu:
E estes já se compram em garrafões de 4 lt, o que também baixa o preço por lt.


Óptimo conselho!

Zé Paulo.

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MensagemEnviado: quinta nov 18, 2010 6:59 pm 
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TodayAdventure Escreveu:
(não estão a pensar chegar ao concessionário com o garrafão para a muda, pois não? :lol: )Zé Paulo.


Sim :smile:
Se bem que há concessionários que não permitem tal situação :notrust:

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MensagemEnviado: quinta nov 18, 2010 11:38 pm 
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[quote="TodayAdventure"]São ambos argumentos que fazem sentido, do ponto de vista técnico.

1) Efectivamente não tem mal algum adicionar um óleo diferente. Não sendo o óleo semi-sintético mais do que uma mistura, em determinadas percentagens, de óleo mineral e de óleo sintético (sendo este último mais caro de produzir, por isso o preço aumenta para o comprador), ao adicionares óleo mineral 20W50 ao semi-sintético que já lá está, na prática estás a diminuir (diluir) um pouco mais a percentagem de sintético.

2) É verdade que qualquer óleo sujeito, durante muitos quilómetros, às altas temperaturas de funcionamento dos motores se degrada. Isto é perde, aos poucos, as propriedades lubrificantes. Por isso há necessidades de o mudar regularmente. Os óleos que mais resistem a esta degradação são os sintéticos puros. Por isso são bem mais caros, mas em geral os intervalos de muda podem ser mais espaçados. Uma solução de compromisso são os semi-sintéticos (a tal mistura de sintético e mineral). Permitem fazer durar mais tempo a boa lubrificação, sem encarecer excessivamente o preço. Por isso tem alguma lógica que te digam que as propriedades lubrificantes de um semi-sintético já com alguns quilómetros são algo semelhantes aos de um mineral novo.

A verdade verdadinha é que, recomendando uma marca, um óleo mineral para os seus motores, é perfeitamente seguro, adequado e suficiente, em termos de vida e saúde do motor, usar esse óleo, que é o mais económico, desde que se cumpra com rigor os intervalos de muda. Tudo o que se usar e que seja mais caro / sofisticado é na verdade, puro negócio. Assim, nos óleos (como em tantas outras coisas), o que anda por aí é um gigantesco negócio, pago pelas carteiras de cada cliente, com os argumentos técnicos sempre a reboque de argumentos comerciais!

No caso do episódio que relatas, a minha aposta (mas é apenas uma conjectura minha!) é para a seguinte situação. O 10W40 que têm, é óleo de bidon e não fazem stock de garrafinhas de litro dele. Quando lá vais pedir uma litrada, dão-te o único que têm em stock nessa quantidade, o mineral. Se tivessem 10W40 vendiam-to, pois deverão ganhar mais nele. E o argumento técnico para te venderem um ou outro é adaptado às circunstâncias!... A boa notícia para a tua BMW é que são ambos excelentes óleos]

Olá zé Paulo,

Pois claro como qualquer um deles é bom, venderam-me o que lhes dava mais jeito:notrust:

Posto isto apanhei uma verdadeira lição sobre óleos,
obrigado a todos por partilharem os vossos conhecimentos.

cumprimentos


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MensagemEnviado: sexta nov 19, 2010 4:42 pm 
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LRocha Escreveu:
Sim :smile:
Se bem que há concessionários que não permitem tal situação :notrust:



Ora aqui está um ponto importante... eu não sei onde fazer a mudança de oleo sem ser em concessionário, primeiro porque não conheço mecânico "particular" que o faça na sua oficina e segundo porque não tenho garagem aqui em Lisboa para o fazer eu proprio.

Com este circunstancialismo fico um pouco à mercê dos concessionários, pois não estou a ver eles autorizarem que levemos o nosso oleo...

Alguem conhece algum concessionário aqui na zona de Lisboa que o faça?

Cumpr.

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 Assunto da Mensagem: Obrigado pela dica
MensagemEnviado: sexta nov 19, 2010 4:48 pm 
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Localização: Lisboa
TodayAdventure Escreveu:
Bom, eu não levaria necessariamente as recomendações à letra. E a GS tem radiador de óleo... Um semi-sintético parece-me um compromisso a considerar para o teu caso.

Recomendação económica (não há baratuchos nos óleos 100% sintéticos :lingua: ):
http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?ProductID=2894697&CategoyPath=6

Zé Paulo.


Zé Paulo Obrigado pela dica.

O utlimo que comprei foi o Castrol GPS 1litro na Baviera-Lisboa e custou um balurdio, 22€ se bem me lembro.:huh:

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MensagemEnviado: sexta nov 19, 2010 4:58 pm 
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antonio lopes Escreveu:
Ora aqui está um ponto importante... eu não sei onde fazer a mudança de oleo sem ser em concessionário, primeiro porque não conheço mecânico "particular" que o faça na sua oficina e segundo porque não tenho garagem aqui em Lisboa para o fazer eu proprio.

Com este circunstancialismo fico um pouco à mercê dos concessionários, pois não estou a ver eles autorizarem que levemos o nosso oleo...

Alguem conhece algum concessionário aqui na zona de Lisboa que o faça?

Pessoalmente não me passaria pela cabeça ir de garrafão para o concessionário e se alguma oficina o aceita, estou em crer que se tratam de casos muito pontuais. Mas quero fazer fé no Luís Rocha. :smile:

No meu caso, faço um misto de mudas na oficina e em casa. Quando faço em casa troco também o filtro, claro, e entrego o óleo usado numa oficina (muito importante, nada de deitar o óleo no lixo).

[quote="antonio lopes"]Zé Paulo Obrigado pela dica.

O utlimo que comprei foi o Castrol GPS 1litro na Baviera-Lisboa e custou um balurdio, 22€]

Se não te sentires muito confortável em comprar um óleo de marca branca (apesar de estar convicto de que estes "marcas brancas" são iguais aos de uma marca "respeitável" qualquer - isto é como uma camisa de qualidade Lacoste a que se tira o crocodilo bordado :bigsmile: ) podes optar por comprar esse mesmo Castrol no hiper e assim já poupas algum pastel.

Zé Paulo.

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MensagemEnviado: sexta nov 19, 2010 5:55 pm 
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TodayAdventure Escreveu:
Pessoalmente não me passaria pela cabeça ir de garrafão para o concessionário e se alguma oficina o aceita, estou em crer que se tratam de casos muito pontuais. Mas quero fazer fé no Luís Rocha. :smile:

No meu caso, faço um misto de mudas na oficina e em casa. Quando faço em casa troco também o filtro, claro, e entrego o óleo usado numa oficina (muito importante, nada de deitar o óleo no lixo).



Se não te sentires muito confortável em comprar um óleo de marca branca (apesar de estar convicto de que estes "marcas brancas" são iguais aos de uma marca "respeitável" qualquer - isto é como uma camisa de qualidade Lacoste a que se tira o crocodilo bordado :bigsmile: ) podes optar por comprar esse mesmo Castrol no hiper e assim já poupas algum pastel.

Zé Paulo.


Para mim, marcas brancas não são "pretas"... isto sem qualquer notação negativa ou qualquer tipo de xenofobismos, à palavra "preta", entenda-se. É sempre melhor esclarecer...:huh:

Elitista tb não sou... mas não tenho nada contra quem seja... Assim, neste assunto impõe-se a relação preço/qualidade.:fixe:

Cumpr.

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MensagemEnviado: sexta nov 19, 2010 9:15 pm 
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Na Motomil não costumam levantar problemas em que o pessoal leve o óleo :huh:
Perderão o lucro o óleo mas mantêm o cliente, assim não foge para os mecânicos paralelos e/ou de biscate à noite.

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MensagemEnviado: sábado nov 20, 2010 6:35 pm 
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Bom,
Para mudar o óleo, basta ter 2 ferramentas (chave para o bujão e chave de filtros), um bidão de 5 litros velho para "transformar em aparadeira, um funil e o óleo para mudar.
20 minutos (para um nabo como eu) e está feito.
Já o fiz em vários locais e "garagem" não é um local imprescindível para o fazer.
Com vontade faz-se.
Outra nota:
Habitualmente, aproveito as promoções dos hipermercados. Desde que seja a referência que uso (Semi sintético 10W40). Por acaso, tenho apanhado belissímas promoções da Castrol naquele hipermercado de que o Dr. Alberto João da Madeira passa a vida a dizer mal (os cubanos do contnente??).

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Pedro Soares Lopes


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