Data/Hora: quinta jun 19, 2025 10:11 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 68 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda nov 22, 2010 7:29 pm 
Desligado
Rookie

Registado: domingo ago 16, 2009 10:59 pm
Boas pessoal,

O k acham deste óleo será aconselhável pras nossas motos?

ainda por cima tem 50% de desconto em cartão modelo.

http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=3754956&CategoryPath=6&CategoryName=&SubCategoryName=&PageIndex=1

ob

cump.

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda nov 22, 2010 7:57 pm 
Desligado
Rookie

Boas

E fui eu ao concessionário dar 12€ e tal por este óleo...:notrust:

http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=3754913&CategoryPath=6&CategoryName=&SubCategoryName=&PageIndex=1

"Quem num sabe é como quem não vê":idea:

cump

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda nov 22, 2010 8:32 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
peras pereira Escreveu:
Boas

E fui eu ao concessionário dar 12€]http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=3754913&CategoryPath=6&CategoryName=&SubCategoryName=&PageIndex=1[/URL]

"Quem num sabe é como quem não vê":idea:

Pois... o concessionário tem que ter margens de lucro....

peras pereira Escreveu:
Boas pessoal,

O k acham deste óleo será aconselhável pras nossas motos?

ainda por cima tem 50% de desconto em cartão modelo.

http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=3754956&CategoryPath=6&CategoryName=&SubCategoryName=&PageIndex=1

Este trata-se de um óleo não específico para motos e aqui é preciso algum cuidado nas recomendações. Os óleos para motos contêm aditivos que se destinam, entre outros, a garantir o bom funcionamento de embraiagens molhadas ("wet clutch") - banhadas no mesmo óleo do motor. Há muitos motards que garantem usar, há muito, com bons resultados e longevidade do motor, óleos não específicos para moto, desde que se mantenham longe de um tipo de óleo chamado de "energy saving" que é prejudicial ao bom funcionamento das embraiagens. Também defendem que os óleos específicos para motos não são realmente necessários e que são mais uma forma de fazer mais lucros...

Não sei qual o tipo de embraiagem da GS nem as especificações completas do óleo que mencionas (é preciso verificar para além da graduação, a especificação API e JASO, que devem ser adequadas ao que vem no manual), mas para não entrar em pormenores para os quais também me faltam conhecimentos técnicos, eu diria que sem se saber muito bem o que se está a fazer, me parece que é uma opção sensata não sair do uso de óleos específicos para motos, por causa dos aditivos que contêm. Sem sair deste tipo de óleo para motos, já é possível poupar bastante relativamente a mudas feitas na oficina. No meu caso pessoal, quando faço compras em lojas alemãs, com portes fixos, aproveito para comprar uns garrafõezitos de 5 litros de semi-sintético para motos 10W40, a cerca de 5€ o litro. Aqui em Portugal também se podem fazer boas poupanças, mantendo-nos nos óleos para motos.

Talvez alguém com mais conhecimentos do que eu te possa dizer algo mais sobre o uso de óleos não específicos para motos na GS...

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda nov 22, 2010 9:03 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Tenho lido as vossas opiniões e até estou de acordo com algumas, mas pergunto, quanto é que se pode poupar numa muda de oleo feita em casa? será que vale a pena?
as nossas motos fazem revisões de 10 em 10000kms, se calhar a maioria nem faz 10.000 kms por ano. cada revisão tem muito mais trabalho pelo meio do que uma simples mudança de oleo. valerá a pena?

isto sou eu a pensar, e a garantia? e os carimbos no livro? compravas uma BMW com 5 anos e com 50,000kms pelo mesmo preço de uma rigorosamente igual mas com as revisões todas feitas na marca?

:rob:
...............................................

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda nov 22, 2010 10:06 pm 
Desligado
Experiente

São todas óptimas perguntas, "avôzinho Tó Zé"... :lol:

O tópico foi aberto com uma pergunta de âmbito muito mais restrito (porque é que o concessionário mudou de tipo de óleo) e entretanto "descambou" para outros aspectos. Se reparares tenho tentado restringir-me a opinar sobre o que vai sendo perguntado e a partilhar os meus pensamentos. A tua pergunta é diferente. Se vale a pena? A resposta a esta pergunta é muito pessoal e reflete uma escolha de cada um.

Há uns posts atrás mencionei que a diferença no preço dos óleos era muito pequeno e pode ser insignificante para a maior parte de nós, mas quando resulta de uma recomendação de uma marca, envolve muito dinheiro no negócio. É interessante perceber isto para entender certas "recomendações" que por aí andam. Mas o que cada um faz depois, é apenas com cada um de nós.

No meu caso pessoal não abandonei as revisões no concessionário, vou simplesmente intercalando com algumas em casa e gosto de ter óleo para repor nas minhas motos que gastam um pouco. E sei verificar eu próprio outros pontos visados nas revisões. Para além da economia de uma revisão em casa (economiza-se no óleo, na mão de obra, nos IVAs), no meu caso é interessante aprender a fazer tudo sozinho, pois viajo bastante a solo e gosto de ser autónomo. Foi nesse espírito que comprei pneus e os montei sozinho numa das minhas motos. No meu caso, com motos longe, longe de garantias, com pouco valor comercial, "sem pedigree" :lol:, perco pouco ou nada em ter os "diplomas", que são os carimbos do concessionário, em dia. Sei que as trato bem, com mudas a tempo e horas e quem mas comprar um dia não vai de certeza ser muito exigente com carimbos.

Se tivesse uma moto em garantia, eu também não dispensaria a visita ao concessionário. E percebo que quem tem motos com mais valor pense duas vezes no valor de um caderninho de revisões completo. Se vale a pena, será sempre uma decisão pessoal.

Antonio José Costa Escreveu:
compravas uma BMW com 5 anos e com 50,000kms pelo mesmo preço de uma rigorosamente igual mas com as revisões todas feitas na marca?

:rob:

Depende. Em abstrato, a dos "carimbos" oferece mais confiança, claro. Mas no teu caso, confiavas mais na opinião de um tipo de fato e gravata e com um diploma qualquer ou num curioso de ténis e t-shirt, se percebesses que é um tipo inteligente e honesto? Conheço uma firma que teve durante muito tempo (entretanto deixou de ter) a concessão de uma conhecida e prestigiada marca de automóveis que, entre outras prováveis práticas desonestas, nas revisões facturava o filtro de óleo sem o mudar de facto.

Resumindo, cabe a cada um de nós avaliar as suas circunstâncias particulares e decidir!

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 23, 2010 11:12 am 
Desligado
Rookie

[quote="Antonio José Costa"]Tenho lido as vossas opiniões e até estou de acordo com algumas, mas pergunto, quanto é que se pode poupar numa muda de oleo feita em casa? será que vale a pena?
as nossas motos fazem revisões de 10 em 10000kms, se calhar a maioria nem faz 10.000 kms por ano. cada revisão tem muito mais trabalho pelo meio do que uma simples mudança de oleo. valerá a pena?

Olá José Costa, no meu caso que fiz 3 revisões durante este ano, se fizesse a 2ª a titulo caseiro saia mais em conta....
portanto 4litros óleo 25€ + 10€pro filtro óleo e + 15€ pro filtro de ar, ficava nos 50€, seriam menos 150€, claro que não calibrava válvulas e as outras coisas... mas provavelmente não seria prejudicial, pois na seguinte já regularizava:smile:

isto sou eu a pensar, e a garantia? e os carimbos no livro? compravas uma BMW com 5 anos e com 50,000kms pelo mesmo preço de uma rigorosamente igual mas com as revisões todas feitas na marca?

Livrinhos "valem o que valem" tenho um tio meu emigrante em França, que fez a revisão ao seu bmw 320d no concessionário antes de arrancar para mais umas férias de Verão na terrinha, e no caminho notou que o carro falhava por diversas vezes, fomos a um mecánico amigo e "voilá", os filtros estavam encardidos até as "orelhas" ficou indignado pois tinha a factura de tudo o que foi substituido e os filtros era o minimo exigido... provavelmente entrou na oficina deu a volta e tornou a sair na mesma situação, teve foi que pagar 300 e tal aerius...
No entanto na sua boa fé,o carro estava um colosso pois ia sempre á BMW fazer as revisões e tinha o livro de revisões a confirmar. portanto o facto de irmos aos concessionários não é sinónimo de termos sempre uma boa assistência.

a mim custa-me um pouco deixar a minha Moto á frente de um concessionário a pessoas que não conheço e ir busca-la ao fim do dia, eu gostava de entrar para a oficina, falar com o mecánico, ver o que foi substituido, trocar impressões e afinidades de forma a ganhar confiança...
Obvio que o segredo é alma do negócio, e Têm que salvaguardar o seu trabalho pois uma simples revisão não tem grande ciência e não convém que o cliente esteja a ver, pois qualquer um é capaz de o fazer, desde que queira....
Não temos as máquinas mas óleos e filtros é fácil...

Eu próprio quando levei a moto há penúltima revisão, questionei o concessionário em relação ao recall dos tubos de travão e disseram-me que estava abrangida e que iriam ser substituidos,
quando o meu espanto na última revisão realizada noutro concessionário BMW, avisaram-me que ia ser realizado o dito recall, surpreso disse que já tinha sido feito, e responderam parece-me pouco provável pois quando o fazemos temos que dar baixa no sistema e ele não volta a aparecer em mais nenhum concessionário pelo contrário aparece que já foi efectuado...

Posto isto muitas vezes temos que confiar em quem não conhecemos e pensamos que temos as coisas muito direitinhas, e a realidade não é bem assim...

abraço

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 23, 2010 11:25 am 
Desligado
Rookie

TodayAdventure Escreveu:
Pois... o concessionário tem que ter margens de lucro....

Este trata-se de um óleo não específico para motos e aqui é preciso algum cuidado nas recomendações. Os óleos para motos contêm aditivos que se destinam, entre outros, a garantir o bom funcionamento de embraiagens molhadas ("wet clutch") - banhadas no mesmo óleo do motor. Há muitos motards que garantem usar, há muito, com bons resultados e longevidade do motor, óleos não específicos para moto, desde que se mantenham longe de um tipo de óleo chamado de "energy saving" que é prejudicial ao bom funcionamento das embraiagens. Também defendem que os óleos específicos para motos não são realmente necessários e que são mais uma forma de fazer mais lucros...

Não sei qual o tipo de embraiagem da GS nem as especificações completas do óleo que mencionas (é preciso verificar para além da graduação, a especificação API e JASO, que devem ser adequadas ao que vem no manual), mas para não entrar em pormenores para os quais também me faltam conhecimentos técnicos, eu diria que sem se saber muito bem o que se está a fazer, me parece que é uma opção sensata não sair do uso de óleos específicos para motos, por causa dos aditivos que contêm. Sem sair deste tipo de óleo para motos, já é possível poupar bastante relativamente a mudas feitas na oficina. No meu caso pessoal, quando faço compras em lojas alemãs, com portes fixos, aproveito para comprar uns garrafõezitos de 5 litros de semi-sintético para motos 10W40, a cerca de 5€ o litro. Aqui em Portugal também se podem fazer boas poupanças, mantendo-nos nos óleos para motos.

Talvez alguém com mais conhecimentos do que eu te possa dizer algo mais sobre o uso de óleos não específicos para motos na GS...

Zé Paulo.

Olá Zé Paulo,

Ok esclarecido obrigado,
os concessionários é que escusavam de ter margens de lucro de cento e tal por cento:bigsmile: é por estas e outras que as revisões caseiras têm muitos adeptos...
abraço

Assunto da Mensagem: Eu lamento-me...
MensagemEnviado: terça nov 23, 2010 2:52 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda ago 17, 2009 8:13 pm
peras pereira Escreveu:
Olá Zé Paulo,

Ok esclarecido obrigado,
os concessionários é que escusavam de ter margens de lucro de cento e tal por cento:bigsmile: é por estas e outras que as revisões caseiras têm muitos adeptos...
abraço

No meu caso particular, lamento-me por não ter local onde realizar e por não ser muito dotado para as "coisas" da mecânica... é que são 2 enlatados e 2 motas, pesa bastante...

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 23, 2010 2:56 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sexta ago 07, 2009 6:44 pm
peras pereira Escreveu:
...

Eu próprio quando levei a moto há penúltima revisão, questionei o concessionário em relação ao recall dos tubos de travão e disseram-me que estava abrangida e que iriam ser substituidos,
quando o meu espanto na última revisão realizada noutro concessionário BMW, avisaram-me que ia ser realizado o dito recall, surpreso disse que já tinha sido feito, e responderam parece-me pouco provável pois quando o fazemos temos que dar baixa no sistema e ele não volta a aparecer em mais nenhum concessionário pelo contrário aparece que já foi efectuado...

Posto isto muitas vezes temos que confiar em quem não conhecemos e pensamos que temos as coisas muito direitinhas, e a realidade não é bem assim...

abraço

Por estas e por outras é que eu tenho uma pasta, em casa, onde guardo todas as facturas detalhadas.
Antes de as pagar - as facturas - leio-as exaustivamente. Mesmo que sejam 8 da noite e o concessionário esteja a fechar, têm de ter paciência e esperar que eu veja as facturas, questione se for caso disso e só então pago.
Andei anos a dar para esse peditório e a ser vítima de gente pouco recomendável.
A determinada altura, em conversa com um Marketeer que por aqui anda :lol: , percebi que em algumas situações ele até é dotado de um belissímo senso comum. Não tinha a ver com este tema, específicamente, mas tinha tudo a ver com "ter juízo" (se é que me permitem a expressão) nestas coisas relacionadas com as nossas motas e com o dinheiro que muitas vezes "deitamos ao lixo",... ou não.
Tirei as minhas ilações e já poupei, desde então, algum dinheiro.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda nov 29, 2010 1:33 am 
Desligado
Rookie

Registado: sábado mar 13, 2010 11:27 pm
Depois de muita procura, comprei aqui no Brasil minha tão sonhada R1200GS - 2005 muito bem conservada e 30 mil km.
É claro que este forum me deu muita base de conhecimento para esta decisão.
Sobre a troca de óleo, devo trocar a cada 10.000km junto com a revisão como diz o manual ou devo fazer uma troca intermediaria?

Saudações.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda nov 29, 2010 2:26 am 
Desligado
Experiente

Ronaldo Rocha Escreveu:
Depois de muita procura, comprei aqui no Brasil minha tão sonhada R1200GS - 2005 muito bem conservada e 30 mil km.
É claro que este forum me deu muita base de conhecimento para esta decisão.
Sobre a troca de óleo, devo trocar a cada 10.000km junto com a revisão como diz o manual ou devo fazer uma troca intermediaria?

Saudações.

Fazer a troca de acordo com o indicado no manual é genericamente a opção absolutamente segura. Fazer uma troca intermédia não trará qualquer mal a não ser à sua carteira... :lol: A sério, a única situação onde admito uma troca mais frequente do que o recomendado é numa utilização excepcionalmente severa, em que o motor esteja sujeito a muito altas temperaturas durante períodos relativamente longos (corridas, por exemplo).

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo dez 26, 2010 12:51 am 
Desligado
Rookie

Registado: sábado dez 25, 2010 8:42 pm
TodayAdventure Escreveu:
Não sei qual o tipo de embraiagem da GS nem as especificações completas do óleo que mencionas

É só para esclarecer que a GS tem embraiagem a seco.

Excelente tópico e como sempre acontece com os assuntos de
óleo isto é um "never ending story".

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta mar 11, 2011 3:57 am 
Desligado
Veterano

Registado: quarta fev 03, 2010 8:36 pm
A Minha leva Castrol GPS, em 18200kms consumio meio litro de oleo e quando troquei ainda estava minimamente razoàvel, o que leva-me a crer que faz na boa em velocidades reduzidas 23 ou 24000kms, não é que seja o procedimento correcto mas se tiver que ser ele e ela aguentam :fixe:
Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta mar 11, 2011 5:28 pm 
Desligado
Rookie

joao fernandes luis Escreveu:
A Minha leva Castrol GPS, em 18200kms consumio meio litro de oleo e quando troquei ainda estava minimamente razoàvel, o que leva-me a crer que faz na boa em velocidades reduzidas 23 ou 24000kms, não é que seja o procedimento correcto mas se tiver que ser ele e ela aguentam :fixe:
Imagem

Boas,
Por acaso também faço mais alguns que os 10mil preconizados pela Marca, não tantos como referes, mas mais uns 2mil tem acontecido:smile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado set 10, 2011 10:53 pm 
Desligado
Veterano

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
E para conclusão a Castrol inclui nova informação no seu site:

para as RT

para as GS(A)

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 68 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal