Luis Alves Escreveu:
Boa noite a todos.
A minha GSA acusa que devo fazer a revisão dos 10.000KM, contudo ela só tem cerca de 8.000.
O fornecedor diz-me que não importa o nrº de KM mas deve-se ao facto de já ter passado um ano sobre a dos 1.000Km
Alguém mais entendido do que eu em questões de mecânica pode dizer-me se devo ou não fazer a revisão antecipadamente.
É que para mim não faz qq sentido.
Obrigado
Luis Alves
As recomendações de mudança de óleo são sempre de X milhares de kms
OU 1 ano (o que ocorrer primeiro). Isto deve-se ao facto de os óleos perderem as suas propriedades (lubrificantes e detergentes) de dois modos: por nº de kms de uso e por simplesmente permanecerem nos motores determinado tempo. O óleo sintético resiste um pouco melhor à deterioração mas também tem o seu "tempo de vida", para além do qual perde significativamente as suas propriedades.
Estes dois factores estão programados na tua GS, daí teres a indicação necessidade de fazer a mudança ao fim de um dado tempo ou nº de quilómetros desde a última revisão. Portanto aquilo que que te está a ser dito faz todo o sentido. Podes decidir ignorar o "aviso"; com toda a probabilidade o motor não vai gripar, mas a longo prazo, poderá haver consequências na longevidade do motor, visto que a partir de certa altura as suas peças não estão a receber a lubrificação adequada.
Zé Paulo.