Para aqueles menos informados como eu! UTQG = Uniform Tire Quality Grading
"A classificação UTQG mede o nível de rendimento de um pneu em função de três dados comparativos, para ajudá-lo a seleccionar o melhor. Estes dados provêm de testes realizados em condições precisas (em circuito) e os seus resultados são informativos. Os índices UTQG encontram-se no flanco de um pneu.
(exemplo em seguida: 280-A-A).
Desgaste da banda de rolamento (Treadwear)O índicio de Treadwear corresponde à velocidade em que um pneu se desgasta. Este índicio obtém-se mediante um teste efectuado em circuito sobre uma distância de 9600 km, em condições controladas. Este índicio está entre 60 e 620 e o valor de referência é de 100. Por exemplo, um pneu com um Treadwear de 50 desgastar-se-á 2 vezes mais rápido que um pneu normal enquanto que um pneu com um Treadwear de 420 desgastar-se-á 4,2 vezes mais lentamente.
PARA RETER: Quanto mais elevado for o índice de Treadwear, mais longa será a duração do pneu.
[B]Aderência (Tracção):[/B]
O índicio de Tracção corresponde à aderência de um pneu em estrada molhada. Este índicio é expressado com as letras AA (índice mais elevado), A, B e C (índices mais baixos). O índicio C é o mínimo aceitável.
[B]PARA RETER: Quanto mais elevado for o índicio de tracção, mais curta será a distância de travagemO índicio de tracção corresponde à aderência em estrada molhada em linha recta!
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Resistência ao aquecimento (Temperatura):O índicio de Temperatura corresponde à resistência do pneu ao aquecimento e à sua capacidade de dissipar o calor. Este índice é obtido mediante um teste em laboratório com uma roda de teste. O excesso de calor pode provocar a degradação do pneu. Este índicio é indicado com as letras A (índice mais elevado), B e C (índices mais baixos). O índicio C é o mínimo que impõe a lei.
PARA RETER: Um índicio de temperatura elevado significa que o pneu resiste ao aquecimentoO índicio de Temperatura é aplicado a um pneu enchido correctamente (nem subenchido, nem sobreenchido) em condições "normais" de utilização (sem velocidade excessiva nem sobrecarga)."
retirado de http://www.pneus-online.pt/utqg-conselhos.html