Data/Hora: quinta jul 03, 2025 5:46 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 171 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 12  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 25, 2009 3:15 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça nov 11, 2008 5:36 pm
Luís Sanchez Escreveu:

Mas em Setembro, a ideia é ir uma semana. Arrancar de cá numa sexta ao fim do dia e voltar no Domindo seguinte.

Exige é uma semana de férias...

Uma semana não consigo... mas podemos encontrar-nos num ponto GPS e fazemos 3 dias juntos... e depois piro-me.

Vais manter o blog actualizado durante a viagem?

Imagem

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 25, 2009 3:54 pm 
Desligado
Rookie

Registado: terça mar 11, 2008 3:35 pm
Sim vou tentar manter o site actualizado durante a viagem.

E quanto a Setembro, parece-me bem. Entretanto deve haver o Touratech Weekend no início de Setembro. Vê se podes ir e assim falávamos melhor sobre Almeria.

Não há homem completo que não tenha viajado muito, e que não tenha mudado várias vezes de vida e de maneira de pensar.

A ultima: http://lisboainverness2009.jimdo.com

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 25, 2011 9:09 pm 
Desligado
Experiente

Pedro Caleja Escreveu:
Já está...

A minha nova montada é uma BMW R1100GS de 1994 que fui fuscar ao Porto há quase 2 semanas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Quema viu e quem a vê...

Vim a semana passada de Aveiro para mais uma daquelas mega revisões (óleos gerais, do cardã, caixa, filtros, eliminação de fugas no cilindro direito e na tampa de válvulas do lado esquerdo e muito mais)... e aproveitei e modifiquei algumas coisas na minha GS.

Tinha idéia de modificar o bico da 1100 para o da 1150 ficando com as mesmas ópticas, mas gostei das alterações que fiz e se alguém tiver o bico da sua 1150 partido pode contactar-me que eu poderei vender o que tenho.

Ainda não tenho fotos da mota fora do reboque porque andei sempre à chuva desde que cheguei ao Algarve.

Ficam estas por agora.

Espero que gostem das alterações:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E em Aveiro estava esta R80GS igual a que eu era para ter ido buscar a Inglaterra antes de comprar a 1100GS... adoro esta mota.

Esta só tem 62.000km e está à venda por 4.000€]http://i3.photobucket.com/albums/y68/Pedro_Caleja/DSCF1870.jpg[/IMG]

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 25, 2011 9:16 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
Epááááááá

Já a podes atirar para o chão novamente.

Tá muito catita.

Aguarda por mim para breve...temos que falar. :idea:

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 25, 2011 10:14 pm 
Desligado
Experiente

Joao Krull Escreveu:
Epááááááá

Já a podes atirar para o chão novamente.

Tá muito catita.

Aguarda por mim para breve...temos que falar. :idea:

Não me deixes na expectativa... me liga vai...

Imagem

Assunto da Mensagem: Panniers...
MensagemEnviado: quarta jan 26, 2011 11:55 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Vê lá Pedro, se isto te interessa.
Malas a sério para a GS1100.
A construção é à vontade do cliente...
Pesquisa por "Vern Panniers" para leres opiniões.

Só para te animar, olha o conselho que o Vern me deu:
PS: Get an 1100 like Margus(Tsiklonaut) has got (and me too) miles better than the 1200. Mine has about 480,000kms on it now, and still going strong.

Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

ADVirtam-SE
legasea

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jan 26, 2011 3:22 pm 
Desligado
Experiente

Leonel Silva Escreveu:
Vê lá Pedro, se isto te interessa.
Malas a sério para a GS1100.
A construção é à vontade do cliente...
Pesquisa por "Vern Panniers" para leres opiniões.

Só para te animar, olha o conselho que o Vern me deu:
PS: Get an 1100 like Margus(Tsiklonaut) has got (and me too) miles better than the 1200. Mine has about 480,000kms on it now, and still going strong.

Conheço bem as malas do Vern e também conheço a mota do Tsiklonaut da estónia... o problema é o preço.

Estou a pensar fazer algo diferente... aproveitando os apoios tradicionais da BM.

Quero comprar umas caixas de munição de 20 mm da Nato. Devem ter à volta de 32 lt de capacidade o que é suficiente para mim.

As malas, na minha perspectiva, devem servir apenas para transportar bens mais perecíveis (como máquinas fotográficas, computadores, etc...), ferramentas e peças extras, 1 lt de óleo... coisas do género.

Para a roupa prefiro usar um "chouriço" impermeável de 60lt. Dá para toda a roupa que precises numa volta ao mundo he he he.

As caixas de munição pesam 9kg cada... é muito peso, mas são virtualmente indestrútiveis, ao contrário das de alúminio. E também são absolutamente estanques.

Cada uma destas malas ficam à volta de 25€ mais portes. Precisava era de um jeitoso com máquina de soldar para fazer as adaptações aos suportes...

Também ando com a panca de colocar a mota a carburadores... sacando desta forma a centralina. Teria também de colocar o sistema de ignição de uma airhead, dispensando desta forma o sensor hall.

Só vos digo que com esta transformação a mota fica à prova de bala e pode ir para qualquer lado que uma possível fraqueza da electrónica não se fará sentir.

Ando à procura de uns Bing 40mm de uma R100GS para decidir-me a fazer esta transformação. Apenas estou com algumas dúvidas se os carburadores Bing são compatíveis com o meu depósito de 41 lt. Com o depósito normal são "plug and play".

Estimo que o consumo de combústivel será de mais meio litro aos 100.

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jan 26, 2011 3:27 pm 
Desligado
Experiente

E quanto ao conselho do Vern...

Seria o mesmo que eu te daria... já aqui mostrei uma 1100GS com 650.000km feitos à 2 anos... agora imagino quantos já tem.

A questão é que podes transformar uma 1100GS num hipópotamo ou algo mais leve e prático... ficas com uma mota mais personalizada e ainda te sobra muito dinheiro.

A outra alternativa... arranjar um R100GS e transformá-la numa HPN... é de babar e deixa qualquer 1200GS para trás a nível de maneabilidade, offroad e resistência... mas isso é outro projecto.... para daqui a uns tempos.

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jan 27, 2011 10:45 am 
Desligado
Experiente

Bom dia Pedro,

Li algumas queixas do problema que refere que as 1100 se calam e recomeçam a trabalhar algum tempo depois de arrefecer.
Já foi apontado como responsável o sensor de Hall.
Felizmente anda por aí muita gente desinquieta que não aceita tudo como perfeito e que por necessidade ou curiosidade, se propõe investigar e resolver os problemas.
E mais felizmente ainda, reporta e disponibiliza.

Fiquei a magicar porque se faria um "downgrade" a uma máquina na intenção de a tornar infalível. Claro que se reduzem as hipótese mas não se consegue.
As marcas evoluem os modelos melhorando-os em: consumos, fiabilidade, robustez, "capacidade de beber qualquer porcaria", etc, etc.
Penso que são pequenos detalhes que escapam ao projecto ou controlo de qualidade mas que na perpectiva do cliente, pelos incómodos que lhes causam, geram opiniões que condenam a electrónica, os modelos ou as marcas, como se estivessem emotivamente a condenar à morte pessoas hediondas.
Os mais ponderados e resolutos aproveitam o bom, alteram o mau e siga...

Encontrei o documento abaixo que aborda a questão do sensor de Hall nas Boxer mais antigas.
Se não o conhecias...vê lá se ajuda alguma coisa a não perderes as melhorias da evolução...

Se não te importas e aproveitando o imenso trabalho de pesquisa e filtragem que fizeste e que te levou a adquirir a 1100, diz-me lá meia dúzia de argumentos que me podem levar a mudar de opinião e não eleger a 1200 ADV de 2010 como a melhor opção para viajar sem limites a dois...
Creio que o pior é o preço!

ADVirtam-SE
legasea

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jan 27, 2011 1:38 pm 
Desligado
Experiente

Leonel Silva Escreveu:

Fiquei a magicar porque se faria um "downgrade" a uma máquina na intenção de a tornar infalível. Claro que se reduzem as hipótese mas não se consegue.

Se não te importas e aproveitando o imenso trabalho de pesquisa e filtragem que fizeste e que te levou a adquirir a 1100, diz-me lá meia dúzia de argumentos que me podem levar a mudar de opinião e não eleger a 1200 ADV de 2010 como a melhor opção para viajar sem limites a dois...

Este ponto que vou referir agora é a meu ver o mais importante:

Uma mota deve-se comprar por paixão, podem bater-me, mas é o meu ponto de vista.

Se gosta da 1200GSA não tenha medo de a comprar.

Eu comprei a 1100GS por dois motivos, por paixão e por razões económicas.

Foi a mota que sempre quiz e não descansei enquanto não a comprei e assim como assim não tinha dinheiro para comprar outra, por isso juntou-se o útil ao agradável.

Se aconselho alguém a comprar uma 1100GS ou 1150? Depende do fim a que se destina, mas estas duas cumprem tão bem como a 1200 por um valor muito mais baixo e ainda assim com mais fiabilidade.

Temos de recordar que os problemas que as 1100 apresentam, como os sensor hall, ou o surging, na maior parte das vezes limitam-se ao desgaste por uso e má afinação da mota.

Na realidade, mesmo o sensor hall pode ser reparado por pouco dinheiro, o problema é que não é fácil arranjar técnicos para o fazer.

Ainda hoje substitui um relé dos piscas da minha mota porque não encontrei em Portimão quem me arranjá-se os circuitos do avariado.

A 1100GS tem imensos pontos fortes, nomeadamente no que diz respeito a beber gasolina de má qualidade (vai até às 72 octanas se não estou em erro). Comparativamente com a 1200 GS consome muito mais combústivel (cerca de 1 lt mais).

O outro ponto forte é a pouca electrónica e facilidade de manutenção

O maior problema de ter motas carregadas de electrónica são os custos de manutenção, actuais, e mais importante, os futuros, quando o modelo deixar de ser fabricado. E são também os problemas de ficarmos apeados numa viagem para o qual temos um timing restrito.

Esta idéia de fazer um downgrading de uma 1100GS a nível de centralina tem apenas a ver com um objectivo.

Eu pretendo manter a 1100GS durante umas dezenas de anos, logo pretendo colocá-la num ponto em que não estarei dependente de componentes que por desgaste natural atingam o seu ponto de vida máximo e depois fico apeado.

Se, e quando, eventualmente tiver tempo e dinheiro para uma volta ao mundo também estarei muito menos preocupado que alguma coisa corra mal.

A mim a diferença de potência da 1100 para a 1200 é-me completamente indiferente. Afinal 99.9% das minhas viagens é feita a uma velocidade inferior a 110km/h e se for necessário a 1100 consegue atingir os 185 Km/h.

Portanto não necessito da potência extra.

A minha mota, tal como está, com todos os extras e com duas mega-revisões, está-me neste momento em pouco menos de 5.000 Euros.

Em termos de alterações futuras apenas antevejo a mudança para carburadores, para roda 21" à frente e mudança para a ignição de um airhead. Estou a falar no máximo em 750 Euros.

Também não me importaria de colocar uns ohlins... :lingua:

Mas isto de alterar algumas coisas da mota também tem a ver com o gosto pessoal e o gozo de o fazer e ter uma mota única.

Se a intenção ao comprar uma 1200GSA é comprar uma mota que dure uns anos e trocá-la posteriormente por outro modelo, não vejo grandes problemas. Se a intenção é mantê-la... eu ia para outra mota.

E é claro que em termos financeiros também faz muita diferença... o que se pode fazer com mais de 10.000 Euros que se poupam.

Mas provavelmente a mota mais indicada para uma viagem a dois usando AE e estradas alcatroadas é muito provavelmente uma 1150GSA. Tem um tanque maior que o de origem da 1100 e 1150 GS e tem uma sexta-velocidade que permite que seja mais económica. A 1150 GSA quando saiu julgo também que já teria 2 velas por cilindro. Consegue-se comprar uma, eventualmente com poucos km por 8.000€. Se for a Inglaterra consegue uma por 5.000€ nas mesmas condições.

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jan 27, 2011 3:46 pm 
Desligado
Experiente

Obrigado pela pertinência das opiniões.
Quero arranjar uma motita que me possibilite virar onde quiser.
Há uns tempos apareceu de repente a placa que indicava o "Pulo do Lobo". Virei para trás e fui até lá.
Uns Km's de chapa ondulada chocalharam a mota toda, massajaram profundamente as suspensões e fizeram-me repensar qual seria o estilo de mota que me convinha.
...GS!!!...(mas continuo a gostar muito de não ter ninguém à minha frente e curvar mais inclinado.... sempre dentro dos limites de velocidade, claro. Santana da Serra então...).
Imagina a trialéctica; liberdade de piso, performance e conforto (há colunas que agradecem).
Duas motas é a opção de muita gente desde que o orçamento o possibilite. Eu se pudesse teria mais umas quantas (ai as HP'S), mas uma que satisfaça por duas é a questão a resolver e que redunda sempre num compromisso.
É neste contexto que penso que a GS1200 ADV se enquadra. É uma excelente estradista com óptimo conforto e protecção aerodinâmica, potência disponível e eficiente em qualquer piso.
Com uma 1100/1150 podia ficar com um casalinho RS/GS...(que tal Vinicio?)
Naturalmente, se houvesse paixão por algum modelo ou projecto em particular, não se poriam estas questões.
Quem não ama, só tem problemas...
A saga continua.
`

ADVirtam-SE
legasea

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jan 27, 2011 4:25 pm 
Desligado
Experiente

A facilidade com que uma GS curva é estonteante, associado ao bicilindrico boxer com a sua força em baixas e médias dá para nos divirtir-mos e muito.

Não é por acaso que o troço que faço mais rápido e fora das minhas médias normais nas viagens pela Nacional até Lisboa são sempre os de Santana e S. Marcos da Serra.

A vantagem das GS, e as 1200 ainda mais por ser mais leve, é o seu baixo ponto de gravidade associado ao seu guiador largo, que permite utilizar o countersteering de uma forma natural, deitando e levantando a mota muito rápida e facilmente sem o mínimo esforço e praticamente sem necessidade de utilizar o corpo para "empurrar" a mota.

Coisa que por exemplo já não consigo fazer numa CB1300 que uso de vez em quando.

Mesmo a minha 1100 em cidade e com o depósito de 41 lt, sempre a considerei ágil e fácil de pilotar... uso-a quase como uma supermotard (com as devidas ressalvas) e apenas os pneus actuais me limitam um pouco (Heidenau K60 (50/50)).

Se a idéia for ter apenas uma mota e para os fins que falou... talvez a 1200GS seja a melhor opção por ser mais leve que a versão 1200 Adventure. E para viagem não vai perder muito mais (alguma autonomia e um pouco de protecção aerodinâmica).

Se quiser manter a actual mota (K1200RS????) e comprar uma segunda mota, então a 1150 GSA é quase de certeza a melhor opção, pela questão da maior autonomia (tanque maior) e pela caixa de 6 velocidades que permite maior economia.

No fim... compre a que gostar mais... pode ser que ainda se apaixone he he he.

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jan 27, 2011 4:32 pm 
Desligado
Experiente

Our heart is open, our reason to be here... (Yes/Soon).
A 1150 ganha peso...
Se vender a minha (K12RS), será a 1200Adv 2010, se tardar muito em vendê-la, já não a vendo e será a 1150 Adv.
Isto é por agora....
Obrigado!!!

ADVirtam-SE
legasea

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jan 27, 2011 5:02 pm 
Desligado
Experiente

Só para chatear:

Imagem

ou uma 100 peso pluma...

Imagem

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jan 27, 2011 5:13 pm 
Desligado
Experiente

VANANOOOSO...
A fininha é bem jeitosa.
E a gordona também...
Vai uma de cada!!!

ADVirtam-SE
legasea

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 171 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 12  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal