Estou espantado com esta converseta e vou ter que me juntar ao bravo representante da aldeia gaulesa, para que não esteja sozinho no linchamento.

A coisa parece-me cristalina: se estacionaste num espaço onde o estacionamento é pago, está sob a alçada da EMEL e não tiraste ticket, é lógico e limpinho que podes ser multado. Estás a ocupar um espaço pago indevidamente, e a impedir que outro lá estacione e dê o lucro legítimo à empresa. Não entendo onde está a dúvida. Eu diria que se estivesses em cima do passeio, o gajo da EMEL não te tinha podido multar (seria a polícia a fazê-lo se lá tivesse passado).
Outra questão, esta acessória e que nada tem a ver com o cerne da questão (pagar ou não um espaço de estacionamento pago) é como é que colocas a vinheta. Se lá te deixaram um envelope com a multa, também podes fazer o mesmo com a vinheta ou colar com fita-cola no ecrã ou outra coisa qualquer. Mas se tens dúvidas e queres genuinamente esclarecê-las, podes perguntar aqui:
http://www.emel.pt/pt/perguntas.html .
Outra história diferente ainda, são os nossos costumes em relação a estes pequenos pecados. Todos mais ou menos sabemos que é tradicional da nossa cultura, alguma tolerância em relação a várias infracções. Mais caricato ainda, as multas são aplicadas em função dos humores do polícia que encontramos. Por isso "pecamos" todos os dias um bocadinho, habituando-nos tanto a isso que ficamos muito indignados por num belo dia de sol, aparecer um polícia que se lembra de aplicar a lei à letra porque nessa manhã se chateou com a mulher em casa.
Mas também creio que todos mais ou menos percebemos que estes dias de tradicional permissividade estão a acabar. O rapaz da EMEL teve instruções do chefe que sabe que se não facturarem o suficiente podem ter que despedir pessoas. E como têm plena legitimidade para multar e a razão do seu lado, não deixam de aproveitar. É mais do que lógico. O que há a fazer? Estacionar um pouco mais longe mas correctamente, sem dar uma desculpa a alguém para ajudar a encher os cofres do Estado.
Claro que podes fazer o que muitos fazem, que é não pagar e reclamar ou simplesmente aplicar o velho truque de engonhice até que a coisa prescreva (mais difícil nos dias de hoje, como qualquer advogado sabe). Ou neste caso, alegar que o ticket foi deixado na moto e roubado. Muitos de nós já o fizeram (e eu não sou excepção), mas sei perfeitamente que é um truque, usando a inercia judicial a nosso favor - tendo a noção plena de que a razão não está do meu/nosso lado. Já me livrei de uma ou outra multa assim (de estacionamento), mas é cada vez mais difícil (ora que caraças, dizemos!

).
Também não sei até que ponto o pessoal se apercebe da relativa permissividade que reina em Portugal, apesar de tudo e da evidente mudança recente na prática de aplicação da lei. Vivi 2 anos na Alemanha e nas pouquíssimas ocasiões em que estacionei mal - normalmente quando ia ao cinema com a namorada e chegavamos em cima da hora, estacionando onde calhava - fui
SEMPRE multado. Vou-vos contar outra história, passada também em Munique quando lá vivi. Um amigo regressava a casa de bicicleta às 2 da manhã num dia de semana (sem álcool) e com a cidade totalmente adormecida. Num bairro residencial meteu-se por um sentido proibido para atalhar caminho. De bicicleta, notem. Teve azar, estava um BMW da Polizei com quatro macacos, estacionado, à espera de "acção". Foi multado e obrigado a voltar para a escola e fazer o código de novo. Também sei de peões que foram multados por atravessar a rua com o vermelho... Nas nacionais toda a gente anda 90 Km/h. Domingo à noite o pessoal regressava de fim-de-semana àquela velocidade em fila indiana, mesmo sem ninguém a vir de frente. Impensável em Portugal. Na Suíça, na França, as vias principais estão cravejadas de radares e eles funcionam mesmo! A Tugalândia ainda é um paraíso de permissividade na Europa e para já ainda em vias de se "europeizar" no rigor de aplicação da lei!
Pronto, já sei que chegou a hora das sevícias. Obelix, lá vamos nós levar no lombo!...

:lol:
Zé Paulo.