Data/Hora: quinta jun 19, 2025 6:24 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sexta abr 15, 2011 2:20 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sexta nov 14, 2008 7:23 pm
Boas pessoal

Acabei de chegar a Luanda onde depois de 32.000 km e muitas peripécias posso finalmente descansar...ou tlz não.

O que aconteceu é que subvalorizei as estradas em Angola e entre o Lubango e o Huambo ao tentar atravessar um charco fui a banhos e tive de sair de lá a nadar. A mota por lá ficou e cheia de água...

Preciso agora de a ir buscar ao Huambo e trabalhar nela. Deu para ver que está cheia de água (abri o tubo plástico lateral e estava cheio de água lamacenta)...:notrust:

Bem, a minha pergunta é se existe o risco de ter dado cabo de algo no motor (a mota foi abaixo dentro do charco coberta de água e ainda a tentei por de novo a trabalhar...:embaraço::embaraço::embaraço: tal era o desespero. Eu sei, eu sei...fui camelo).

Bem agora vou busca-la ao Huambo e terei de trabalhar nela (era tão bom que a pudesse colocar nas mãos de um profissional, mas...TIFA, não há hipótese).

Será um trabalho complicado? Alguém já o fez? Sugestões? Conselhos? Dicas? Imagens? Modo de procedimento? Cuidados a ter? Serão precisas novas peças (além de novo óleo e novas velas)?

Obrigado e qq ajuda é bem vinda

Gonçalo Barros

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta abr 15, 2011 2:52 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Todos sabemos que as GS's são muito versáteis e fiáveis, mas fazer mergulho com elas...
Bom, vou começar para ver se em conjunto acrescentamos procedimentos apropriados.
1- Dar-lhe um bom banho, à pressão, de água doce e limpa para retirar toda a lama que se conseguir (e vais ter sempre alguma para te lembrar...)
2- Vazar e lavar o depósito.
3- Lavar a caixa e mudar o filtro de ar.
4- Tirar-lhe as velas e fazer rodar o motor para expelir a água que tenha entrado na admissão e no motor.
4- Mudar o óleo e pô-la a trabalhar.
5- Controlar a existência de água no novo óleo.
Assim já fica a trabalhar.
Depois, com muita paciência desmontas tudo onde a água se pudesse ter infiltrado (óticas, farolins, punhos, interruptores, etc...) e tens entretenimento para uns tempos.
E considera a hipótese de teres sempre à mão um tubo de snorkel...e WD40.
Vai com calma que a dama agora precisa de todo o carinho que lhe possas dar enquanto digeres a tua volta e pensas na próxima.

ADVirtam-SE
legasea

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta abr 15, 2011 2:53 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Gonçalo Barros Escreveu:
Boas pessoal

Acabei de chegar a Luanda onde depois de 32.000 km e muitas peripécias posso finalmente descansar...ou tlz não.

O que aconteceu é que subvalorizei as estradas em Angola e entre o Lubango e o Huambo ao tentar atravessar um charco fui a banhos e tive de sair de lá a nadar. A mota por lá ficou e cheia de água...

Preciso agora de a ir buscar ao Huambo e trabalhar nela. Deu para ver que está cheia de água (abri o tubo plástico lateral e estava cheio de água lamacenta)...:notrust:

Bem, a minha pergunta é se existe o risco de ter dado cabo de algo no motor (a mota foi abaixo dentro do charco coberta de água e ainda a tentei por de novo a trabalhar...:embaraço::embaraço::embaraço: tal era o desespero. Eu sei, eu sei...fui camelo).

Bem agora vou busca-la ao Huambo e terei de trabalhar nela (era tão bom que a pudesse colocar nas mãos de um profissional, mas...TIFA, não há hipótese).

Será um trabalho complicado? Alguém já o fez? Sugestões? Conselhos? Dicas? Imagens? Modo de procedimento? Cuidados a ter? Serão precisas novas peças (além de novo óleo e novas velas)?

Obrigado e qq ajuda é bem vinda

Desmonta....limpa lavas luibrifica e a 1100GS trabalha sempre....

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta abr 15, 2011 3:12 pm 
Desligado
Iniciante

Leonel Silva Escreveu:
Todos sabemos que as GS's são muito versáteis e fiáveis, mas fazer mergulho com elas...
Bom, vou começar para ver se em conjunto acrescentamos procedimentos apropriados.
1- Dar-lhe um bom banho, à pressão, de água doce e limpa para retirar toda a lama que se conseguir (e vais ter sempre alguma para te lembrar...)
2- Vazar e lavar o depósito.
3- Lavar a caixa e mudar o filtro de ar.
4- Tirar-lhe as velas e fazer rodar o motor para expelir a água que tenha entrado no motor.
4- Mudar o óleo e pô-la a trabalhar.
5- Controlar a existência de água no novo óleo.
Assim já fica a trabalhar.
Depois, com muita paciência desmontas tudo onde a água se pudesse ter infiltrado (óticas, farolins, punhos, interruptores, etc...) e tens entretenimento para uns tempos.
E considera a hipótese de teres sempre à mão um tubo de snorkel...
Vai com calma que a dama agora precisa de todo o carinho que lhe possas dar enquanto digeres a tua volta e pensas na próxima.

Assim até parece fácil...:smile:

Outra coisa, na parte do boxer onde o tubo plástico encaixa, a seguir aos injectores (desculpa, não consigo explicar melhor), depois de retirar os tubos ainda no local vi que tudo estava cheio de água lamacenta. Conseguem imaginar-me frustrado a fazer a sucção com uma palhinha que tinha comigo daquela água daquele local...:embaraço: Bem, o que é certo é que depois da água deve ter ficado com lama e é um local delicado da mota (penso eu) e não estou a ver bem como o posso limpar sem desmontar algo...

Bem a minha pergunta é se terei de abrir o motor e se precisarei de juntas novas ou outro tipo de coisa que tenha de mandar vir aí do 1º mundo?!

Forte abraço

Gonçalo Barros

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta abr 15, 2011 3:20 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
No motor penso que não precisas de fazer mais nada.
Mas considera que a água entrou no alternador, motor de arranque, embraiagem e deixou lá a lama....o que quer dizer que pequenos mecanismos venham com o tempo a bloquear se não forem limpos e lubrificados.
Vais conhecer a tua mota como ninguém depois de a desmontares peça a peça.
Isto se a quiseres manter e continuar a confiar nela....

ADVirtam-SE
legasea

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta abr 15, 2011 3:30 pm 
Desligado
Iniciante

Leonel Silva Escreveu:
Vais conhecer a tua mota como ninguém depois de a desmontares peça a peça.

:surpresa::surpresa::surpresa:

Saudades de uma oficina... saudades de Portugal. Que se lixe a crise, estou a ir...

Obrigado pelas dicas, vais ser... "interessante" pôr mãos-à-obra.:wacko:

Gonçalo Barros

Assunto da Mensagem: Isso é mesmo má sorte!
MensagemEnviado: sexta abr 15, 2011 3:43 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda ago 17, 2009 8:13 pm
Boas Gonçalo, epah desejo-te muita sorte para essa tarefa hercúlea que tens à frente!

:idea:
É mais uma etapa da tua viagem que tens que nos contar em Setembro em Avis!!!

Tudo bom!

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta abr 15, 2011 9:28 pm 
Desligado
Rookie

Registado: segunda set 06, 2010 3:50 pm
Olá Gonçalo, olha o Leonel deu-te uma boa explicação do que fazer, mas ponho-me no teu lugar como leigo, precisava concerteza de muita ilustração para essa tarefa. Uma ideia, entra em contacto com a equipa da Motoxplorers que eles explicam-te todos os promenores do que e como fazer e se for preciso pede-lhes por mail ilustrações ou fotos de como fazer. Fala com o Ricardo Azevedo que é o mais disponivel e está quase sempre na loja/oficina
site: motoxplorers.com

Um abraço e maõs à obra.

Para a próxima mete-te dentro de água primeiro e de preferencia com um pau para não só saberes como é o fundo como para saberes a profundidade.

BMW F800GS 2011 :bigsmile:
Suzuky DR650SE 1997:bigsmile:
BMW r 1200 GSA 2010:huh:
Gillera GP800 2008:huh:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta abr 15, 2011 9:46 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sábado mai 17, 2008 8:28 pm
Boas Gonçalo,
Grande azar...mas não é problema grave...pede ao Baltazar que te envie um vídeo do dono da Touratech na Alemanha...o gajo também teve o mesmo problema que tiveste e no vídeo vê-se o que ele teve que fazer para continuar viagem...até buracos na caixa do filtro de ar teve que abrir.... eu já procurei no Youtube mas não encontrei esse vídeo...o Baltazar têm isso de certeza.....

Abraço e continuação...:fixe:

act. BMW K1200 LT- 2003
act. Ducati 750 SS - 2001
act. Honda CB 360 - 1970
ex. Uma carrada delas:lol: incluindo a saudosa R1200RT:sad2:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta abr 15, 2011 10:42 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça nov 11, 2008 5:36 pm
Gonçalo

Os manuais já seguiram.

Como vês a malta já está a ajudar.

Essa de haver um video no youtube de alguém com o mesmo problema é óptimo. Se o Blatazar de ter o link depois partilha-o conosco.

Realmente um conselho que te deram e que não abordei, mas que é fundamental, é depois desmontar, lavar e lubrificar uma boa parte da mota, já que ela pode ficar a funcionar mas teres chatices mais tarde.

A ver se amanhã já te meto umas imagens aqui de um snorkel fácil de levar para todo o lado. Basicamente é um tubo flexivel de canalização que se adapta na entrada do tubo da caixa do filtro de ar e que depois podes prendê-lo à altura do guiador ou mesmo junto ao ecrã quase à altura dos olhos.

Funciona da mesma maneira que nos jipes.

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo abr 17, 2011 6:36 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sábado jan 17, 2009 9:51 pm
Gonçalo,
Estou por ca, se precisares de ajudar avisa que dentro das minhas possibilidades vou dar-te o maior apoio.

2012 BMW R 1200 GSA :idea:
2011 Ducati Multistrada :bigsmile:
2009 BMW F800 GS :bigsmile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda abr 18, 2011 7:38 pm 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 17, 2006 9:00 pm
Gonçalo, penso que quanto mais rápido andares melhor, porque existem certas peças que começam a enferrujar e piora a situação.

ex-K 1100 LT ; ex- K 1; Florett 1963; Sachs V 5 1972, K 1200 RS -1999 e R 1150 GSA-2004

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 19, 2011 10:56 am 
Desligado
Iniciante

VINICIO DUARTE Escreveu:
Gonçalo, penso que quanto mais rápido andares melhor, porque existem certas peças que começam a enferrujar e piora a situação.

O problema neste momento está a ser ir buscar a mota ao Huambo e começar a limpeza. Consegui apenas ainda por confirmar uma boleia para o próximo fds, ou seja a mota ficará no mínimo 2 semanas sem ser limpa o que me pode vir a trazer problemas...:confundido:

Mas é o que vou conseguindo fazer por aqui... Esta é uma terra difícil, ya?!

Gonçalo Barros

Assunto da Mensagem: Boas
MensagemEnviado: terça abr 19, 2011 5:01 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: domingo mar 07, 2010 4:38 pm
Aí em Luanda está um grande Amigo meu, que é o Manuel Guerra, que é formador de mecânica da Teixeira Duarte,
http://www.linkedin.com/in/manuelguerra

e tem conhecimentos de mecanica com fartura, inclusivé andou metido em equipas técnicas do Paris Dakar.

Apesar de estar mais ligado a carros, também tem conhecimento de motos, é a pessoa aí mais perto de tí que mais percebe de motores, e manutenção dos mesmos.

Fala com ele e diz que fui eu que te dei o contacto: [email="manuel.guerra@hotmail.co.uk"]manuel.guerra@hotmail.co.uk[/email]

De qualquer das formas, já lhe enviei um email a expor a situação, para que ele não estranhe o contacto.

Um abraço e boa Sorte

Amanhã, hoje era ontem. Vive-se um dia de cada vez.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 19, 2011 5:43 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: terça out 24, 2006 10:49 pm
FORÇA GONÇALO, NÃO DESANIMES :fixe:

Filipe Eli@s

[/SIZE]
GS800[color=DimGray]X[font=Comic Sans MS]WhiteWolf:fixe:
Vectrix White:idea:
[/color]
[/font]
e-max 110s [font=Lucida Console][color=White]white
:noworry:
Biomega Copenhagen[/color]
[/font] Aluminium :rolleyes2:

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal