Ruca Escreveu:
Ora viva
Com apenas 11000km o pneu frontal da minha GSA está prestes a encomendar a alma ao criador. A moto veio equipada com os Tourance EXP. Estes são pneus elegidos por muitos onde todos conhecemos os seus atributos tendo como ponto mais negativo um desgaste rápido. Podia considerar que estava perante uma situação normal se não fosse o facto de o pneu traseiro estar em muito melhor estado. Em relação à pressão dos pneus tenho tido o cuidado de os manter a 2.4 2.9 onde penso ser um bom compromisso para andar sozinho ou com pendura. Importa referir que ando sempre com malas laterais e top case o que pode explicar este desgaste precoce.Mas apenas no pneu frontal? Os meus percursos são maioritariamente em estradas secundárias, curvas, curvas e mais curvas e raramente circulo em AE e quando isso acontece não costumo ultrapassar os 140km/h. Hoje num passeio Porto / Régua pela N108 que para quem conhece é uma estrada bem recheada em curvas por inúmeras vezes estive para ir ao tapete. Felizmente e só por mero acaso e sorte é que isso não aconteceu. Curiosamente isto aconteceu apenas quando inclinava para o lado esquerdo. Efeito veio de transmissão ou peso mal distribuído nas malas laterais?
Acham isto normal? Mais alguém com situação idêntica?
Agradeço comentários e explicação para isto.
Abraços:fixe:
[font="Verdana"][SIZE="2"][color="Blue"]
Boas,
Começo por dizer que não tenho experiência de GSA, mas sim uma GS normal, que não sendo a mesma coisa (peso essencialmente), é muito parecido.
Assim como não tenho experiência de Metzeler Tourance EXP, embora já tenha usado muito Metzeler Tourance normal, mas nunca EXP.
Posto isto:
1º Não acho que o facto de andares com laterais e top-case influencie no desgaste, a não ser que andes sempre full loaded, o que não me parece o caso.
2º Parece-me que 2.4, a solo, 2.9, com pendura, é pressão excessiva para pneu da frente. Independentemente das marcas, já experimentei 3(Metzeler Tourance, Michelin Anakee I e II e Continental), nunca passei dos 2.5/2.4 full loaded e 2.2/2.3 a solo.
3º Ainda que, como referi, nunca tenha usado Tourance EXP, concordo contigo que 11.000 quilómetros é manifestamente pouco. Normalmente, um jogo faz-me sempre mais de 20.000 quilómetros, tendo inclusivamente feito 23.000 quilómetros com um jogo de Tourance. Os Continental Conti Attack não entram nesta avaliação, pois estou a usar pela 1ª vez, e não fiquei cliente. Mas isto dos quilómetros que cada jogo faz, não tem só a ver com os percursos, velocidades e pressões, também tem muito a ver com a condução de cada um.
Concluindo, não acho normal que um jogo de pneus dure 11.000 quilómetros, nem acho normal que com essa quilometragem o pneu não tenha um comportamento normal... Não poderá ser por, em minha opinião, poderes ter pressão a mais?[/color][/SIZE][/font]