Data/Hora: sexta jun 20, 2025 7:59 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 29, 2011 1:45 am 
Desligado
Veterano

Registado: quarta fev 03, 2010 8:36 pm
Olhem esta em Moçambique :lol:

priiiiii...parou :lol:

-Senhor condutor vinha a infringir o codigo da estrada

-eu???

-Sim senhor condutor, veja aqui no radar, 140kms/h

-eu?? então mas raramente passo dos 80/100 no maximo.....

-esta aqui não está? a maquina não falha....

-boa, então e agora?

-então tenho de autuar, demos os documentos do veiculo e os seus....

entretanto a conersa vem daqui vem dali, afinal somos irmãos e tal

-mas tenho de autuar

-e alem disso não tem capacete

-tenho, tenho esta aqui atrás no meio dos pneus

-bom, então só vou autuar do excesso de velocidade porque se não usa capacete é problema seu (nesta lixou-me bem
:embaraço: )....

e começou a sacar do livro e a mostrar-me os valores da multa.....:wacko:

-Então mas eu pago já a multa e pronto, nem necessito de papeis para nada, nem necessito de sair da mota (isto porque entretanto tinha de ir ao carro deles por causa dos papeis e tal)

olhe tome lá X e fica assim e olhe o melhor é nem passar papeis nenhuns porque eu vou em viagem e depois sabe como é nas fronteiras perguntam o que é que foi aquilo e tal por isso eu ate acho na minha opinião que o senhor devia era...... de ficar com isso e irem beber uma Gasosa :lol:

-epá, então mas somos dois....

-pois, mas fique com isso para si que o seu colega esta no carro e não reparou em nada

-epá você é um gajo engraçado, e vem de tão longe sózinho pá, qué mesmo aventura,...tem cuidado que tem muito bandido por ai, e principalmente tem cuidado a chegar a Maputo, está cheio de malandrangem...

-tem bandidos não é? é como em Portugal ....pois já me tinham dito mas olhe que seja o que Deus quizer, eu não faço mal a ninguem por isso estou na mãos de Deus, não é?

-Faça boa viagem amigo e use o capacete que é perigoso andar aqui sem capacete, nós mandamos parar, se tem capacete na mota não tem problema, agora se não tem capacete não a mota ai autuamos, se tu cais podes ter problemas, e saltam pedras dos carros....(enfim tudo verdades que nem sempre um gajo liga infelizmente mas...)

e mais um abraço ou outro lá me fui embora, esta foi depois de Vilanculos em Moçambique

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 29, 2011 2:38 am 
Desligado
Veterano

Estava aqui a pensar nisto, em Moçambique e Angola tambem, mas como "vivi" mais em Moçambique tenho talvez uma visão melhor do povo e dos seus costumes, enfim do pais real do que de Angola, Angola foram menos dias, tres em viagem, e um em Luanda...e acabou-se o que era bom :lol:...mas voltando a Moçambique realmente sãos pessoas de uma doçura notavel, apanhei valentes vergonhaças de como defender a lingua portuguesa, o esforço e dedicação que muitas pessoas fazem para escrever, falar e ler bem em Portugês é notavel acreditem, assisti a uma cena uma vêz em Pemba que fiquei orgulhoso de ser português e ao mesmo tempo envergonhado de não apoiarmos mais aquele pais, ajudarmos nas escolas, enfim os livros e os cadernos custam dinheiro e temos cá tantos, mas realmente aquele povo é o maximo, e os portugueses que por lá estão são extraordinários, no dia que cheguei a pemba depois de uma valente caldeirada na fronteira para entrar, enfim esta é outra Estória:lol: , bem, ia a chegar a pemba ao fim do dia, 500kms depois de Mocimboa do Rovuma com 180 em Areia Grossa, um carro a apitar atrás de mim, fooda-se qué que estes querem? Eram uns Portugueses que por lá estavam, e afinal até tinham falado ao telefone comigo na noite antes mas já não me lembrava bem, tinha falado com tanta gente :lol: ...bom, conversa e tal tal e hoje os serviços de Imigração já estão fechados vamos lá jantar a casa que matamos uma Vitelo....:lol:

perguntaram me eles se eu tinha fome??? :lol:

"à poinão"...a ultima vêz que comi foi meio frango há duas noites atrás na Tanzãnia, depois disso só pão e sardinhas de lata :lol:

Fantastico, fomos lá para a quinta eles a cortarem febras da perna da Vitela e eu a virar nelas e a beber cerveja ganda festa ....:lol: foooda-se é que foi encher as pelas cum caraças :lol: ...

perguntou-me lá a senhor esposa do Acacio de Pemba...(Yá lembrei-me agora do nome deles, o Acacio, o João que trabalhava ou trabalha na televisão e outro casal amigo de Leiria...que já não melembro do nome, ainda por cima tinha os teçefones deles todos e agora quando fui à TSF lixaram-em lá o telefona, portanto perdi tudo mas enfim) mas iamos na esposa do Acacio yá, diz-me ela então já não comias há quanto tempo?

-eu, não na viagem ate à noite fico sempre em Hoteis e como bem

- então e quando foi a ultima vêz que comes-te?

e realmente disse-lhe -olhe foi há duas noites atrás na Tanzãnia :idea:

e sempre a virar arrôz, salada, cerveja e bifes com força :lol:

Esta malta foi fantastica comigo, Obrigado portugueses de Pemba

Acacio

João

casal de leiria

yá, e o Pedro que era o rapaz que trabalhava lá em casa :lol:

e o Senhor Claudino de Pemba, uma pessoa extraordinária, olhem outra que me lembrei agora, o sogro dele fez uma viagem de mota de Moçambique para Portugal há muitos anos atrás, tipo anos 30/40, eu já tinha lido sobre essa viagem até e falamos nisso, ele depois foi chamar a Esposa e ela realemente ainda falou mais sobre aquilo, mas disse-me que era muito criança ainda
(e agora já deve ter uns 70).... mas foi giro este pequeno grande pormenor, afinal umas das pessoas que me ajudaram a entrar em Moçambique era genro de uma figura Histórica do Motociclismo e que eu já tinha lido sobre ela, fantastico, é a História em Pessoa

Aliás, pronto :lol: :lol: agora tenho de me rir, eu com a minha mania das grandezas disse ao filho do senhor claudio que lhe arranjava uma camisola autografada.....do Ronaldo!!! :lol: mas felizmente já estou a tratar disso :lol: ...em 2009 fui ao Egipto porque fui levar a camisola que tinha prometido em 2007 na Jordãnia....não me importava nada de lá ir levar esta a Moçambique :lol: ...afinal agora não tenho o numero deles :lol:

Bem, Grande Abraço a todos que gostarem de ler estes disparates e já devia de estar na cama e estou aqui a escrever porque disse ao Zé Paulo que não conseguia escrever :lol:

Agora que comecei "p´raqui" a falar nunca mais me cálo :lol: , é que um gajo começa aqui a lembrar-se de uma e depois de outro que nunca mais paro :lol: ...acho que tenho aqui o texto que escrevi sobre como foi entrar em Moçambique, vou procurar ...

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 29, 2011 2:48 am 
Desligado
Veterano

Tenho ai uma "maxeia" de erros ortográficos mas amanhã trato disso:lol:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 29, 2011 2:57 am 
Desligado
Veterano

Está aqui o texto que escrevi sobre a entrada em Moçambique..:lol:

8 de Junho de 2010

Mtwara-Negomano (Moçambique)

Pouco mais de 300kmS naquelas que foram as melhores estradas de África, estradas de terra sem pedras outras vezes de areia grossa, simplesmente brutais

tinha duas opções para ir da Tanzânia para Moçambique, ou em Mtwara apanhava uma barcaça e passava o rio Rovuma ou então fazia mais ou menos 300kms pelo mato e pelas aldeias até à ponte nova da Amizade, uma ponte inaugurada em Abril de 2010, portanto tinha pouco mais de um mês..e assim foi, quando cheguei à fronteira da Tanzânia lá estava ele o rio Rovuma, tratei da papelada e sai da Tanzânia...e passei a ponte e estava em solo de Moçambique, um pais recomendado por todos os amigos como sendo um pais fantástico, acolhedor e de gente boa, e tinham razão, só não me sentia em casa, como alguns diziam, porque a minha casa é na Raposeira mas realmente depois de um mês a andar de mota estava a falar português...e porque português percebo bem, logo percebi que não ia ser fácil entrar em Moçambique, os guardas da fronteira explicaram-me que realmente os portugueses não necessitavam de levar visto para entrar em Moçambique, lá podiam obtê-lo em qualquer fronteira, porem...aquela fronteira era nova por isso ainda não tinha carimbos...portanto eu não podia entrar porque não tinha levado visto de Portugal, porque na embaixada em Lisboa não me quiseram passar porque "os cidadãos portugueses não necessitavam de levar o visto de Portugal"...Grande imbróglio jurídico que eu estava metido, solução? Fácil para os guardas da fronteira que fechavam às 17h e eu nessa altura tinha de voltar para a Tanzânia ou então ficar a dormir em cima da ponte!!!.....entrar na Tanzânia já não podia porque tinha acabado de cancelar o visto quando sai, por isso para trás não podia ir....e para a frente também não!!!...telefonemas e mais telefonemas, aliás dezenas de telefonemas mesmo sem exagerar nada....até que os guardas dizem, ok pode entrar em Moçambique e vai ate Pemba, província de cabo delgado, buscar o visto à Imigração....então mas agora já são 16h quantos quilómetros faço ate chegar à primeira terra onde posso comer e dormir? Bem a primeira terra onde tem isso tudo é Mueda, e devem ser ai uns 200kms!!! 200kms? perguntei eu, mas isso é na boa, e como é a estrada? A estrada e terra...disseram eles...e alem disso agora fica muito perigoso o amigo ir andar até lá porque esta zona é só mato alto e tem muita bicharada...Bicharada? que tipo de bicharada? Panteras, pumas, chitas.....Amigo, Bicharada grande e perigosa!!!...pois então é mesmo melhor não andar ate Mueda, disse eu, mas aqui também não posso ficar?! estou bem Lixado (numa palavra começada por F)....Até que um dos guardas da fronteira, o que apenas tratava da emigração disse, Camaradas isto que estamos a fazer não é Humano!!!...estamos a mandar um Homem embora para cima da ponte para ficar à mercê de bandidos durante a noite ou então tem a hipótese de ir fazer 200kms no mato sozinho e concerteza ser apanhado por alguma coisa, isto não é forma de receber quem nos visita!!!...os outros dois policias estavam sem palavras e apenas olhavam para ele e diziam, sim senhor tem razão...mas aqui não pode ficar!!!...(eles diziam "aqui" referindo-se ao espaço onde estávamos que era a casa da fronteira e um pátio que chegava ao Rio Rovuma)..e o outro amigo da emigração disse, pronto eu assumo a responsabilidade e o Homem fica a dormir ali na casa atrás, que era uma arrecadação deles, e sim senhor, que alivio, já tinha onde ficar já não era mau, não tinha nada para comer mas que se lixe, pelo menos eu já não era "comido" nem era roubado pelos tanzanianos na Ponte...Então amigos posso ficar aqui não é? então agradeço a vossa oferta da casa mas se me permitirem então antes quero montar a tenda e ficar ali junto aos militares, e lá falei com os militares e pedi-lhes se podia montar a tenda junto ao acampamento deles, porreiro e assim foi, já bem de noite lá montei a tenda e por lá ficámos na conversa horas a fio, enquanto eu ia comendo os últimos bocados de pão e fazia um chá, que deu para 6 ou 7 pessoas beberem, com os restos que vão caindo dos pacotinhos para a lancheira que servia de dispensa para arrumar o açúcar o chá e outras coisitas...Então camarada tuga não tem comer? vem para África e não trás comer? pois é -disse eu- sempre me disseram que quando aqui chega-se entrava logo que nem almocei na Tanzânia para vir comer a Moçambique, mas lixem-me bem com as ideias, agora estou cheio de fome e apenas comi o pequeno almoço às 6 ou 7 da manhã...e pior que isso ainda faltam 200kms para comer ...Sabe como é amigo, muita burocracia em África e naõ se lembram do Povo, em Portugal não há burocracia?...olhei para eles e foi o começar de mais uma valente conversa sobre formas de vida e outros assuntos, até que chegou uma carrinha militar com mais malta, é o chefe -disseram eles- e lá vem o chefe, quem é este? É Um tuga que vem de mota mas apenas teve autorização para entrar ao fim do dia e é melhor ficar aqui do que ir andar no mato durante a noite -bem-vindo ao nosso pais camarada(disse-me o chefe) Muito obrigado e é uma honra muito grande para mim estar aqui num pais irmão (disse eu)......e fui convidado para jantar com eles, porreiro o chefe trazia o jantar para os militares por isso mais um menos um, e de lá saiu uma bacia cheia de massa esparguete guisada com peixe, comemos todos à mesa, naquelas alturas já eu também comia bem à mão, já vinha a treinar desde o Sudão, que massa deliciosa que veio preencher uma vaga enorme que eu tinha no estômago...e isto já deviam de ser p´rai 20 ou 21h, tínhamos como companhia uma cena lixada que era os insectos, milhões seguramente à nossa volta, ainda por cima eu tinha um lanterna pior ainda, eles só diziam -apaga a luz que é melhor, mas de luzes apagadas como é que eu comia a massa sem comer os insectos que lá iam caindo? coisas complicadas ....e pronto mais uns cigarros valentes, foi coisa que nunca deixei acabar em África foi tabaco, também é fácil de comprar ...e Sobre esta noite já disse varias vezes que graças à incompetência das pessoas da embaixada de Moçambique em Portugal tive o prazer de passar a noite mais fantástica e cheia de adrenalina e mais sei lá o quê, em África, apesar de naquela altura eu não estar a achar muita piada à coisa mas depois comecei a cair na real e talvez Deus tivesse feito tudo por tudo para que eu ali fica-se naquela noite à beira rio a ouvir tudo o que era felino, apesar de eu não identificar nenhum som em particular percebia que os gatos não mião tão alto nem rosnam com tanta força...logo aqueles gatos que eu ouvia,.... e que os guardas me diziam, tuga se fosse na mota agora eras o jantar deles pá...e riam-se riam-se, e eu também, porque já estava deitado na tenda de barriga "cheia" e a ouvir sons que nunca na vida pensei ouvir...que noite maravilhosa a ouvir e a estar com pessoas fantásticas....

e pronto muitas coisas se passarem nestes cerca de 300kms de Mtwara ate Negomano, passei em aldeias e vi coisas feitas pela natureza outras feitas pelos homens que deliciam o olhar a qualquer viajante, tenho saudades daquela zona de África pessoal, acreditem que tenho ....

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 30, 2011 2:04 pm 
Desligado
Veterano

Estive 2h30m a escrever estes disparates, a minha mulher martelou-me a cabeça por duas razões, primeiro apenas eu acho piada a estas patetices depois porque devia de estar na cama e estava a rir-me para um computador...logo ficou a pensar que eu estava a ver raparigas nuas... e depois diz-me sempre ninguem liga a isso, queres apostar?

tinha razão....ninguem leu :lol:

ao menos digam que esta fixe, apesar de mentirem fazem um gajo feliz e calam mais uma mulher contra os foruns e as reuniões motards...:fixe:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 30, 2011 2:48 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Olha que não é para fazer jeito...
Dá muito gosto acompanhar-te nessa forma de escrever em que as letras andam à tua frente e as ideias parecem as nuvens no céu em dia de vendaval, agarras uma e passam cinquenta... e algumas voltam a passar...
O que nos revelas mostra-nos a realidade de uma vida de aventura na primeira pessoa, aqueles momentos que surjem espontâneamente de encontros casuais que nunca se sabe como vão acabar. É viver sem rede, sem medo de cair e ainda por cima gostar, tirando o melhor das experiências e enchendo o baú da nossa vida vivida.
Deixas por aqui um espólio precioso para memória futura, quanto mais escreveres mais guardas... e se ris ainda por cima, rimos todos...
Bora, dá-lhe gás.

ADVirtam-SE
legasea

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 30, 2011 6:06 pm 
Desligado
Veterano

Leonel Silva Escreveu:
Olha que não é para fazer jeito...
Dá muito gosto acompanhar-te nessa forma de escrever em que as letras andam à tua frente e as ideias parecem as nuvens no céu em dia de vendaval, agarras uma e passam cinquenta... e algumas voltam a passar...
O que nos revelas mostra-nos a realidade de uma vida de aventura na primeira pessoa, aqueles momentos que surjem espontâneamente de encontros casuais que nunca se sabe como vão acabar. É viver sem rede, sem medo de cair e ainda por cima gostar, tirando o melhor das experiências e enchendo o baú da nossa vida vivida.
Deixas por aqui um espólio precioso para memória futura, quanto mais escreveres mais guardas... e se ris ainda por cima, rimos todos...
Bora, dá-lhe gás.

E pá tambem não é necessario tanto :lol:

Nada como o Leonel para animar um gajo assim sem animação :lol:

Grande Abraço e até já....:fixe:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta ago 31, 2011 1:50 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda jul 19, 2010 6:26 pm
Excelente relato e excelentes fotos. Conheço alguns dos sitios por onde andaste. Obrigado pela partilha e um abraço.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta ago 31, 2011 9:15 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 10:41 pm
:smile: - João obg pela partilha adorei ver as fotos e ler as crónica:smile:

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal