Data/Hora: quarta jun 25, 2025 10:16 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Começa hoje o Eid ul-Fitr!
MensagemEnviado: terça ago 30, 2011 9:48 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
Quem já viajou para países árabes e ficou desperto para as dinâmicas dos calendários islâmicos, sabe do que falo. Depois de um jejum de 30 dias de Ramadão, hoje celebra-se na maior parte do mundo árabe o início do Eid ul-Fitr, as festas de final do Ramadão e quebra do jejum. Durante o Ramadão não se pode comer, beber ou ter relações sexuais entre o nascer e o pôr do Sol.

Embora o facto faça confusão a muitos, a data precisa do início e final do Ramadão só é conhecida mesmo à última hora e anunciada nas mesquitas de todo o mundo por um comité de observação da lua. O que acontece é que o mês muçulmano é um mês lunar, regido pelo ciclo da lua e não pelo ciclo solar (não é o nosso calendário solar Gregoriano de 30/31 dias). O primeiro dia de um mês lunar ocorre quando se vê o "hilal", um fino arco luminoso da lua, marcando o quarto crescente ( http://en.wikipedia.org/wiki/Hilal_(crescent_moon) ). Embora a partir de cálculos astronómicos se possa determinar com precisão de segundos, quando tem início o quarto crescente, como a questão tem um significado profundamente religioso, os muçulmanos baseiam-se exclusivamente na observação a olho nu do "hilal" para determinar o início dos meses, neste caso, o início e final do Ramadão.

O Eid ul-Fitr é uma grande festa que dura três dias e enche de cor e movimento todo o mundo árabe. Devido à diferença de duração entre o mês lunar e o mês solar, todos os anos o Ramadão adianta cerca de 10 a 11 dias. Parece-me uma boa altura para se estar em viagem num país árabe, não acham? :smile:

O Hilal:
Imagem

Zé Paulo.

_________________
Imagem
----
Scooting in Dreamland (Scottish Highlands & Hebrides) - The MOVIE Pizza Boy Goes to the Sahara - The Teaserhttp://bflat24.hi5.com/


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 30, 2011 1:59 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta fev 03, 2010 8:36 pm
Mensagens: 2028
Localização: alcobaça
salam aleikum Zé Paulo :lol:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta set 02, 2011 3:59 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta fev 03, 2010 8:36 pm
Mensagens: 2028
Localização: alcobaça
......


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta set 02, 2011 4:02 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta fev 03, 2010 8:36 pm
Mensagens: 2028
Localização: alcobaça
A Ignorância de um Viajante….


Estava aqui a ver este post do Zé Paulo e lembrei-me de uma situação que quero partilhar convosco sobre a minha ignorância…a forma como vou para um pais com costumes tão diferentes da nossa Europa sem realmente aprofundar mais sobre determinada cultura …e foi mesmo isto que me aconteceu…também as vezes por desculpa, ou por ser mesmo verdade…eu tenho a mania que sou supersticioso, e como não sabia se chegava a países como a síria ou a Jordânia nunca li muito sobre eles antes de sair de casa , nem depois de sair, e estava em Irbid na Jordânia e queria ir para Israel, estava a 20/30 kms, nem mapas tinha, tinha pedido na fronteira para me imprimirem o mapa da Jordânia numa folha de papel que tiramos do Google , e ai vou eu sem saber bem para onde, areia de um lado e de outro e lá cheguei a Irbib, parei lá na rua a pedir informações para Israel, uns não sabiam, não falavam inglês, nem eu, e lembro-me que fui lá a uma loja de telemóveis pedir ajuda e o rapaz fez-me um desenho lá num papel, as rotundas foram feitas com uma moeda e tudo, um desenho realmente perfeito…e deu para sair de cidade, onde tinha de pedir informações, e estou parado em cima da mota lá num cruzamento e para um carro cheios de pessoas rigorosamente vestidas lá nos trajes deles, todos de branquinho, com varias idades, entre os vinte e pouco até setenta ou oitenta anos o senhor mais velho, e então veio o mais novo falar comigo e eu disse que queria ir para Israel e tal, e eles falaram uns com os outros aquela cena normalmente, acho que só o mais novo falava inglês e traduzia para os outros que estavam no carro, e então sai o senhor mais velho e pergunta para onde eu quero ir? E eu Israel, Israel…e o senhor diz, ok, segue-nos que nós vamos para perto da fronteira, porreiro e ai vou eu atrás deles e tal e 15ou 20 quilómetros depois paramos ao pé de uma mesquita…e os senhores saem do carro e o senhor mais velho pergunta-me “queres vir a mesquita connosco?” e o mais novo disse “ele e o íman”…e eu, ah obrigado e tal…e o senhor mais velho diz me “então mas tu pensas que te entras em Israel hoje?” eu? Eu é na boa, sou europeu, “não penses nisso, não entras em Israel hoje, já vens da síria, vens da Jordânia, falta uma hora e meia para a fronteira de Israel fechar e ainda tens de sair da Jordânia, por isso o melhor é ficares aqui connosco, vamos à mesquita, és nosso convidado de honra por vires de tão longe de mota, dormes aqui e amanhã de manhã entras então”….

- Então mas a fronteira encerra? Pergunto eu na minha santa ignorância…

-claro que fecha, aqui fecha tudo!!!

-nã,nã… mas eu sou europeu chego lá tenho prioridades em relação a vocês, não é?

-é igual …diz ele

Ate fiquei meio ofendido na minha ignorância profunda, primeiro porque podia ter, quando cá estava ainda em Portugal, saber se as fronteiras pelo menos fechavam…mas ter fronteiras já é diferente para mim quanto mais as fronteiras fecharem, nunca me passou isso pelo cabeça…e lá fui eu para Israel…e varias vezes me disseram, quando eu estava a tratar da papelada para sair da Jordânia, que eu não ia entrar em Israel…e realmente não entrei mesmo, a fronteira encerrava às nove da noite e eu conversa mais conversa mais papeis e dezenas de papeis para um lado e para o outro lá consegui passar a ponte sobre o rio Jordão eram 20h45m..na boa, falta um quarto de hora…nem da ponte passei meus amigos, vieram de lá uns quantos bófias israelitas que só pensei que me iam comer!!!...até chorei…mas sempre com a minha, se me comeram tem de me cagar!!!...mas isto é outra história, bem, nem entrei naquele dia e só entrei três dias depois, toma lá que é para ver se aprendes, e sempre aprendi alguma coisa, como não me deixaram entrar em Israel lógico que também não podia ficar em cima da ponte, queriam-me era longe dali, lá vou para trás e voltar às mesmas secções na fronteira da Jordânia para tratar dos papeis todos, novamente às dezenas para entrar…mas perante a leia estava a entrar num pais …que acabava de sair…sem ter ido a lado nenhum!!!....imbróglio jurídico à vista…está bonito está, já me tinha enervado na fronteira de Israel, fogo estava ali meio ao papel, e aqueles “sacanas” na fronteira da Jordânia diziam-me assim ” Então não te dissemos que não entrava nem Israel ?” e riam-se, riam-se…Europeu ãh? E eu yá, pois tinham razão desculpem lá, deixa te estar, tem calma, a Jordânia é um pais de gente boa ninguém te faz mal, eles dali são assim o que é que havemos de fazer? “Tu good men” por isso em vez de pagares para entrar novamente na Jordânia não, nós vamos é devolver-te o dinheiro que pagas-te para sair porque entendemos a tua situação e a deles, somos um bom pais amigo…e assim foi…e sai da fronteira e vim para trás novamente para Irbid, à procura de hotel para comer dormir naquela noite, e ia pelo caminho só me lembrava “Então agora vou passar outra vez à mesquita, na volta está lá a malta ainda, pensava eu, porra e eles avisaram-me!!!....

E isto por causa da minha ignorância de viajante, mas o que me faz escrever isto não é o facto da fronteira estar fechada ou não, isso para mim, para ser sincero e no sentido de andar por ali de mota nem me aqueceu nem me arrefeceu, isso são coisas que eu não ligo…. O que eu ainda hoje não consigo arranjar perdão para mim e para a minha “ignorância de um viajante” é o facto de ter sido convidado por gente boa a entrar numa mesquita durante a oração, o Sheik ate me tinha dito ”sentas-te lá numa cadeira e ficas connosco” um dos maiores louvores que um ser humano pode receber de um religião como a muçulmana, e eu nada,… sabia lá disso, durante esta viagem em 2007 e perante tanta estupidez minha, comecei a interessar-me por aquela forma de vida, e quando uns tempos depois vim a descobrir o convite que me tinham feito senti-me a pessoa mais pequenina do mundo…e cheio de vergonha, mas felizmente todas estas histórias tem um final feliz, e depois de cada coisa que a minha ignorância me levava a fazer durante aqueles dias a solo pelo médio oriente, acontecia sempre alguma melhor, e sobre isso podíamos ficar aqui imenso tempo a falar, acho que me lembro de rigorosamente todas ao pormenor, mas Deus é grande, lá aprendi uma coisa extraordinária ..”um Deus, o meu Deus é o teu Deus”….foi à entrada de Jerusalém, num restaurante Libanês, bem mas já estou a começar outra Estória, e entretanto consigo baralhar este texto de tal maneira que apenas eu consigo ler, e não é isso que se pretende, o que se pretende aqui ,na realidade, é partilhar convosco uma das varias coisas que por ignorância, mas talvez uma ignorância inocente digamos, senão, seguramente, tinha arranjado problemas para o meu lado, mas hoje percebo que as pessoas de países fantásticos como a síria ou a Jordânia perdoaram a minha falta de respeito por certos valores deles, perguntavam-me às vezes se eu já alguma vez tinha estado num pais muçulmano e eu dizia, sim já estive em Marrocos…ate que depois alguém me explicou o que é que isso representava para eles, e eu fiquei a perceber..e bem…Enfim, a conversa, neste caso a escrita, é como as cerejas e eu não paro de…comer cerejas…Mais uma e para “acabar”, estupidez minha, eu dizia a toda a gente que ia para Israel, isto por falar neste senhor do restaurante libanês, foi ele que em alto e bom som disse , Aqui não é Israel, é Palestina!!! ” (isto enquanto eu jantava e ele dava um murro na mesa!!!) ops, desculpe lá tenha calma, (nestes casos ate falo bem inglês), não tenho nada a ver com nada nem sou por ninguém, não percebo nada de politica nem de religião e lá se acalmou e começou a falar de varias coisas e tal e sei que acabei por lhe dizer que Portugal era um pais onde vivia muita gente de varias religiões e raças e até nos dávamos bem e tal, e que até tínhamos um presidente da republica que nem sequer era católico e um primeiro ministro que não era casado, nem mulher tinha e tal, e que por acaso na mesquita de Lisboa há pouco tempo atrás tinha lá havido um encontro de varias religiões do mundo, inclusive o dalai lama tinha lá estado, é verdade, tinha sido em Outubro de 2007 …. enfim lá fui tentando explicar ao senhor que não percebia nada daquilo, e que realmente já lá estava à 5 dias e de vês em quando havia stress comigo, mas como não falo bem inglês não percebia muito bem dai que não ligava…bom esta conversa ao jantar acabou com o meu amigo a escrever uma mensagem, em árabe no meu diário, para eu um dia ir mostrar ao Sheik munir à mesquita de Lisboa !!! epá mas eu só conheço o Sheik da televisão (disse eu) ..e vai ele, o que é que isso interessa? Quando chegares a Portugal vais lá a mesquita pedes para falar com ele e mostras-lhe o que esta aqui escrito, bom e assim foi passando uns meses enchi-me de coragem e fui lá à mesquita a Lisboa, mas primeiro telefonei foi isso, telefonei para lá e passaram logo ao Sheik David Munir, até fiquei a bater mal, eu a falar com sheik ,que apenas conhecia da televisão, e a explicar-lhe que trazia uma mensagem de Jerusalém para ele….em árabe….e lá fui à mesquita, e pronto agora calo-me mesmo porque isto já é outra Estória ,e que grande Estória que deu, enfim muito o Sheik depois disso me ensinou, grande homem, uma pessoa fantástica acreditem, já aconteceu em viagem eu ligar ao Sheik e pedir-lhe para falar com pessoas também de respeito que estou naquele momento , e ele sempre disponível, Muito Obrigado Senhor David Munir, uma das vezes estava eu meio “entalado” no Egipto, tinha ferrado a mota e estava ali agora, já porreiro mas na conversa à volta do chá, com vintes amigos lá não sei bem aonde…Naquela noite encontrei o Ali, ajudou-me mesmo muito, e depois a conversa de varias horas meteu pelo meio um telefonema para o Sheik e o Ali ficou a saber que eu até nem era má diabo….

E chega, devem estar fartos de me ouvir, neste caso de ler, e como diz o meu amigo Pedro Vulcam, se conseguiram ler isto até ao fim tem uma paciência do [color=yellow]C…..lho[/color]

E neste caso eu acrescento…dá-me um prazer do caraças partilhar estas coisas, é também uma forma de eu agradecer a quem me ajuda



Grande Abraço a todos de um Viajante Ignorante…


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta set 02, 2011 4:02 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta fev 03, 2010 8:36 pm
Mensagens: 2028
Localização: alcobaça
Imagem

Deixo aqui uma foto minha em Maio de 2010, três anos depois de de sêr "Viajante Ignorante"...

Estava a olhar para ela e a lembrar-me que foi a minha primeira paragem para um café, na area se serviço perto de Aveiro, ia a caminho de Angola, 6 meses depois de tanto trabalho e tanta coisa era aquele o momento, tinha parado e cai na real....Vou para Africa......Nem Acredito!!! Obrigado a todos que me ajudaram, e fui....

....depois, desta viajem cheguei à conclusão que sou o mesmo viajante ignorante...mas neste caso porque Ignoro muitas das coisas que vejo à minha volta....Ás vezes digo aos meus amigos que eu só percebi muitas das coisas que vi em Africa quando cheguei a Angola, "Pensava eu, viajante ignorante, "ainda dizem mal de Angola"...não devem saber bem o que se passa em Outros paises de Africa...ou Então fazem como eu ....Ignoram

Grande Abraço a todos e realmente para acabar quero dizer que felizmente muito tenho aprendido por onde ando, talvez por, acima de tudo, não ser um grande conhecedor mas ser um gajo que gosto muito de ouvir e de ir falando com as pessoas, quantas vezes falamos por desenhos que fazemos com um pau terra? Nem tem conta, quantas vezes ando com papeis escritos com indicaçõse que vou mostrando pelo caminho atá apanhar a estrada ou aquilo que procuro na altura, enfim lá vou dialogando com a malta que vai parecendo e umas vezes melhor outras piores mas a cada esquina a cada quilometro feito em Africa estamos a ver algo de novo....que coisa impressionante, Africa tem mesmo magia acreditem que tem...e nestas tantas vezes de conversa com quem vai aparecendo, ou eu vou encontrando, sei lá, estou ali a olhar para aquela gente, na sua forma simples de viver,..de receber, de dar o pouco que tem, de querer conversar para saber como é um mundo e de onde eu venho...enfim tantas e tantas pessoas boas que vamos encontrando pelo caminho que na realidade percebo que quer eu queira quer não queira sou sempre um Viajante Ignorante...lá está pelo menos porque ignoro

Grande Abraço


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta set 02, 2011 4:50 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta fev 03, 2010 8:36 pm
Mensagens: 2028
Localização: alcobaça
Acho que esta conversa toda merece é um tópico :lol: :lol:

Foram 3h a escrever....:lol: :lol: ....


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta set 02, 2011 11:59 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça abr 25, 2006 10:28 pm
Mensagens: 915
Localização: Foros de Amora (Seixal)
Obrigado João, por um bocado conseguiste que eu me esquecesse do sítio onde estava para me transportar para os locais de que falavas.

Se te dá prazer, continua a partilhar meu amigo.

E ignorantes? somos todos. Mas mais ainda aqueles que pensam que não são.

Com admiração, um abraço.

_________________
J.Albuquerque
NOVA R1200RT de 2010

BMW R90S [SIZE="1"]de 1975[/SIZE]
'' ''' '' R60/5 [SIZE="1"]de 1972[/SIZE]
'' ''' '' R25/3 [SIZE="1"]de 1955[/SIZE]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta set 02, 2011 8:13 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
Alby Escreveu:
Obrigado João, por um bocado conseguiste que eu me esquecesse do sítio onde estava para me transportar para os locais de que falavas.

Se te dá prazer, continua a partilhar meu amigo.

E ignorantes? somos todos. Mas mais ainda aqueles que pensam que não são.

Com admiração, um abraço.


Palavras sábias :idea:

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado set 03, 2011 12:36 am 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: domingo fev 10, 2008 1:32 am
Mensagens: 2082
Localização: Massamá
Acho que esta conversa toda merece é um tópico :lol: :lol:

Foram 3h a escrever....:lol: :lol: ....



Então e estamos a espera de que????:smile: :smile:

_________________
RICARDO MATIAS
K1200LT-99
R1200GS-12


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado set 03, 2011 1:55 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça set 18, 2007 4:23 pm
Mensagens: 1112
Localização: Lisboa
Humildemente, OBRIGADO João Luis Fernandes !
Soube-me a pouco...continua :fixe: !


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal